Testemunhos pessoais, incluindo a religiosa curada pela intercessão do Papa polaco, antecipam festa de domingo
A diocese de Roma promove hoje, no Circo Máximo, uma vigília de oração para preparar a beatificação de João Paulo II, no próximo domingo, iniciativa que inclui uma ligação em direto a Fátima.
O dia, que trouxe de volta a chuva ausente durante as últimas 48 horas, vai terminar numa chamada “noite branca”, com oito igrejas abertas em permanência, no centro histórico da capital italiana, para acolher os peregrinos de todo o mundo que vieram para a cerimónia.
A vigília, já apresentada pelo Vaticano, vai contar com o testemunho pessoal da irmã Marie Simo-Pierre, religiosa francesa curada da doença de Parkinson, segundo o Vaticano, por intercessão de João Paulo II, milagre que concluiu o processo rumo à beatificação.
Numa “celebração da memória”, com transmissão internacional, a organização convidou ainda o antigo porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls e o cardeal Stanislaw Dziwisz, secretário particular de João Paulo II.
A segunda parte do encontro conta com a recitação da oração tradicional do Rosário, com intervenções de fiéis reunidos em cinco santuários dedicado ao culto da Virgem Maria na Polónia, Tanzânia, Líbano, México e Portugal, onde são esperadas várias centenas de pessoas em Fátima, local que João Paulo II visitou em 1982, 1991 e 2000.
Durante esses momentos, será proposta uma oração particular pelos jovens, a família, a evangelização, a paz e, em Fátima, pela Igreja.
Com condução de uma jornalista, Safiria Leccese, a vigília conta ainda com a atuação do coro da comunidade filipina de Roma e o coro ‘Gaudium Poloniae’ (Alegria da Polónia, em latim), que vai apresentar duas músicas tradicionais da terra natal de Karol Wojtyla.
Na celebração, vai ser apresentada uma montagem com imagens dos últimos meses de pontificado, quando João Paulo II se encontrava já em precárias condições de saúde.
Bento XVI vai concluir a vigília, desde o palácio do Vaticano, em ligação vídeo.
Ainda hoje, a chamada ‘sopa dos pobres’ da Caritas de Roma, na estação ferroviária de Termini, vai ser dedicada ao beato João Paulo II.
Roma, 30 abr 2011 (Ecclesia)