Tudo está pronto: domingo, 4 de setembro, às 10h30 (5h30 horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, será realizada a cerimônia litúrgica presidida pelo papa Francisco. A tarde precedente, sábado, 3 de setembro, às 18h30 (13h30 horário de Brasília), junto da Basílica de São João de Latrão, está prevista a vigília de oração animada pelo cardeal Ângelo de Donatis, vigário geral de Sua Santidade para a diocese de Roma.
Tudo está pronto. Foram publicados os detalhes do programa da beatificação de Albino Luciani (1912-1978), papa João Paulo I. A celebração litúrgica se desenvolverá no domingo, 04 de setembro de 2022, na Praça São Pedro, às 10h30 (05h30 no horário de Brasília), e será presidida pelo papa Francisco. A petição para a beatificação será lida pelo bispo da diocese de Belluno-Feltre, monsenhor Renato Marangoni, por enquanto, excepcionalmente, sede da Causa de canonização do venerável João Paulo I, junto do postulador da causa, o cardeal Beniamino Stella e da vicepostuladora Stefania Falasca. No decorrer da beatificação, a postulação oferecerá de presente ao Sumo Pontífice um relicário com uma relíquia do novo beato.
Para participar da celebração os ingressos gratuitos deverão ser pedidos à Prefeitura da Casa Pontifícia, e todos os bispos e sacerdotes que quiserem concelebrar e os diáconos que desejam assistir, deverão registrar-se diretamente no site: biglietti.liturgiepontificie.va
Na tarde precedente, sábado, 3 de setembro de 2022, às 18h30 (13h30 no horário de Brasília), na basílica de São João de Latrão, haverá a vigília de oração presidida pelo Cardeal Ângelo Donatis, vigário geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma. Essa Vigília em preparação à beatificação se desenvolverá na Basílica que é a Catedral do Bispo de Roma, da qual João Paulo I tomou posse no dia 23 de setembro de 1978. O momento de oração será animado por cantos e leituras de trechos do magistério de João Paulo I. Para a participação, não serão exigidos bilhetes: o ingresso será livre.
A Missa de ação de graças pela beatificação de João Paulo I será oficiada, ao invés, no domingo, 11 de setembro de 2022, na Diocese de Belluno-Feltre. A celebração terá lugar às 16h (11h no horário de Brasília), na praça de Canale d’Agordo, terra natal do novo beato, com a participação dos bispos e das respectivas comunidades das três sedes episcopais, nas quais o novo beato desempenhou o seu ministério sacerdotal e episcopal: patriarcado de Veneza, liderada pelo monsenhor Francesco Moraglia; diocese de Belluno-Feltre, liderada por monsenhor Renato Marangoni; diocese de Vittorio Veneto, liderada por monsenhor Corrado Pizziolo. Para presidir a Santa Missa, estará monsenhor Francesco Moraglia, metropolita da província eclesiástica de Veneza. Para as informações a esse respeito, se deverá dirigir-se ao site da diocese: chiesabellunofeltre.it
Nos dias precedentes à beatificação, na Sala de Imprensa da Santa sé, haverá uma Conferência de imprensa para isso. A data será comunicada mais adiante. Nessa Conferência de imprensa estarão presentes também as testemunhas do milagre da cura, ocorrida pela intercessão do venerável João Paulo I. (Uma argentina curada quando era ainda pequena, em julho de 2011)
https://www.famigliacristiana.it/articolo/giovanni-paolo-i-ecco-il-programma-della-beatificazione.aspx
Tradução do italiano: Pe. Raul Kestring