Natal é tempo de entender que Ele ilumina os corações dos que buscam a misericórdia
A Praça São Pedro, no Vaticano, inaugurou no dia 9 de dezembro o Presépio e a iluminação da árvore de Natal. O abeto vermelho com 25 metros de altura, iluminado por 18 mil pequenas lâmpadas de tecnologia Led, com enfeites confeccionados em argila – representando desenhos realizados por crianças com câncer em tratamento nos hospitais italianos, um presépio de altura máxima de 8 metros e 17 personagens vestidas com indumentária típica maltesa e a Cruz de Malta com um “luzzu”, representando os migrantes, permanecerão na praça até 8 de janeiro, dia da comemoração do Batismo do Senhor e conclusão da Liturgia do Tempo de Natal.
Muitos ainda não têm consciência da importância desse tempo, justamente porque ano após ano o Natal é festejado com luzes, enfeites, muitos presentes e mesa farta. Estas distrações tornaram a data uma suave lembrança da história. A história de um menino enviado ao mundo para ser o Salvador da humanidade, para iluminar os corações dos homens com bondade e misericórdia. Um presente de Deus! O Natal é a festa do encontro com Jesus. Ele nos trouxe a unidade, tornando-nos irmãos, uma única família e nos concedendo o dom da salvação. Durante este tempo especial, o Papa Francisco mantém firme a esperança de que todos entendam o significado deste momento e vivam o encontro com Jesus todos os dias.
Desde 2010, o Pontífice convida a humanidade a buscar a verdade em Cristo. “Anima-te, sai à procura; olha para a Mãe, simples, plena de mansidão, e pede-lhe que te leve pela mão a ir procurar o Menino, que não está na soberba nem no orgulho, mas na simplicidade de tudo o que seja amor, mansidão e bondade”, afirmou. O Ano Santo da Misericórdia se encerrou, mas o sentimento e a inspiração para sermos misericordiosos todos os dias precisa perseverar.
Novo tempo se iniciou, o Ano Mariano, o ano de Maria, mãe do Salvador, exemplo de misericórdia, de doação e desapego. Assim, a Diocese de Blumenau deseja que todos os Cristãos desarmem seus corações, estejam abertos para aceitar e viver o encontro de Jesus diariamente. Que o tempo de Natal seja repleto de reencontros com familiares, amigos, com os necessitados e com o Pai. Abençoado Natal para todos e um ano cheio da misericórdia de Maria!