Leituras Bíblicas
“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)!
Dia 06 de outubro de 2010
Quarta-feira da 27ª semana do Tempo Comum
Hoje a Igreja celebra: Santo Bruno (1030-1101) – Leia sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=6&Mes=10
Carta aos Gálatas 2,1-2.7-14:
A seguir, catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém, com Barnabé, levando comigo também Tito.
Mas subi devido a uma revelação. E pus à apreciação deles – e, em privado, à dos mais considerados – o Evangelho que prego entre os gentios, não esteja eu a correr ou tenha corrido em vão.
Antes pelo contrário: tendo visto que me tinha sido confiada a evangelização dos incircuncisos, como a Pedro a dos circuncisos – pois aquele que operou em Pedro, para o apostolado dos circuncisos, operou também em mim, em favor dos gentios –
e tendo reconhecido a graça que me havia sido dada, Tiago, Cefas e João, que eram considerados as colunas, deram-nos a mão direita, a mim e a Barnabé, em sinal de comunhão, para irmos, nós aos gentios e eles aos circuncisos.
Só nos disseram que nos devíamos lembrar dos pobres – o que procurei fazer com o maior empenho.
Mas, quando Cefas veio para Antioquia, opus-me frontalmente a ele, porque estava a comportar-se de modo condenável.
Com efeito, antes de terem chegado umas pessoas da parte de Tiago, ele comia juntamente com os gentios. Mas, quando elas chegaram, Pedro retirava-se e separava-se, com medo dos partidários da circuncisão.
E com ele também os outros judeus agiram hipocritamente, de tal modo que até Barnabé foi arrastado pela hipocrisia deles.
Mas, quando vi que não procediam corretamente, de acordo com a verdade do Evangelho, disse a Cefas diante de todos: «Se tu, sendo judeu, vives segundo os costumes gentios e não judaicos, como te atreves a forçar os gentios a viver como judeus?»
Livro de Salmos 117,1.2:
Louvai o Senhor, todas as nações! Exaltai-o, todos os povos!
Porque o seu amor para conosco não tem limites e a fidelidade do Senhor é eterna!
Evangelho segundo S. Lucas 11,1-4:
Sucedeu que Jesus estava em algum lugar a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.»
Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino;
dá-nos o nosso pão de cada dia;
perdoa os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixes cair em tentação.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por:
Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Jesus, the Word to be spoken (a partir da trad. Jésus, celui qu’in invoque, Nouvelle Cité 1988, cap. 6)
«Jesus estava em algum lugar a orar»
Para chegarmos a santos, precisamos da humildade e da oração. Jesus ensinou-nos a orar; ensinou-nos igualmente a ser mansos e humildes de coração (Mt 11,29). Nada disto nos aproveitará se não soubermos o que é o silêncio. A humildade e a oração aprofundar-se-ão na medida em que o ouvido, o espírito e a língua tiverem vivido no silêncio com Deus, pois é no silêncio do coração que Deus fala.
Ir. Lúcia dos Santos de Fátima escreve:
"A santísisma viregem nestes últimos tempos em que nós vivemos deu uma nova eficácia à recitação do Rosário, a tal ponto que não existe problema algum, não importa quanto difícil possa ser, ou temporal ou sobretudo espiritual, na vida pessoal de cada um de nós, das nossas famíiias… que não possa ser resolvido com o Rosário. Não existe problema algum, digo-vos, não importa quanto possa ser difícil, que não possamos resolver com a oração do rosário."