Jesus é a lâmpada que nunca se apaga – Palavras de Bento XVI no Ângelus deste Domingo

Palavras do Papa durante a oração do ângelus do II domingo da quaresma
ROMA, Domingo, 04 de março de 2012 (ZENIT.org) – Publicamos as palavras dirigidas pelo Papa Bento XVI antes do ângelus aos fiéis e peregrinos reunidos na praça de São Pedro:

***

Queridos irmãos e irmãs!

Neste domingo, o segundo da Quaresma, se caracteriza como  domingo da Transfiguração do Senhor. De fato, no intinerário quaresmal, a liturgia, depois de nos ter convidado a seguir JEsus no deserto, para enfrentar e vencer com Ele as tentações, nos propõe de subir juntos com Ele sobre o monte da oração, para contemplar sobre sua face humana a luz gloriosa de Deus. o episódio da transfiguração de Cristo é atestado de mandeira igual pelos Evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Os elementos essenciais são dois: antes de tudo, Jesus sobe com os discípulos Pedro, Tiago e João sobre um alto monte e nele escuta-se uma voz que diz: "Este é meu Filho, o amado, escutai-o" (Mar 9,7). Portanto, a luz e a voz: a luz divina que resplandece na face de Jesus, e voz do Pai celeste que testemunha para Ele e ordena a escutá-lo.

O mistério da transfiguração não é separado do contexto do caminho que Jesus está percorrendo. Ele se volta decididamente para o cumprimento da sua missão, mesmo sabendo que, para chegar à ressurreição, deverá passar através da paixão e morte de cruz. Disso falou abertamente aos discipulos, os quais, entretanto, não entenderam, e ainda rejeitaram esta propesctiva, porque não raciocinam segundo Deus, mas segundo os homens (Mat 16,23). Por isto, Jesus leva consigo três deles à montanha e revela a sua glória divina, explendor da Verdade e do Amor. Jesus quer que esta luz possa iluminar o coração deles quando atravessarem a escuridão da sua paixão e morte, quando o escândalo da cruz será para eles insuportável. Também na noite mais obscura, Jesus é a lâmpada que não se apaga nunca. Santo Agostinho reassume este mistéro com uma expressão belíssima, diz: "Aquilo que para os olhos do corpo é somente o que vemos, o é Cristo para os olhos do coração (Sermões 78,2: PL 38, 490).

Queridos irmãos e irmãs, todos nós temos necessidade de luz interior para superar as provas da vida. Esta luz vem de Deus, e é Cristo a nos doá-la, Ele no qual habita a plenitude da divindade. (Col 2,9). Subimos com Jesus sobre o monte da oração e, contemplando a sua face repleta de amor e de vedade, deixemo-nos preencher interiormente da sua luz. Peçamos à Virgem Maria, nossa guia no caminho da fé, de ajudar-nos a viver esta experiência da Quaresma, encontrando todos os dias momentos para a oração silenciosa e para a escuta da Palavra de Deus.

[Tradução Canção Nova]

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.