Leituras Bíblicas
“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)!
Dia 23 de janeiro de 2010
Sábado da 2ª semana do Tempo Comum
Hoje a Igreja celebra: Santo Ildefonso (607-667) – Leia sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=23&Mes=1
Livro de 2º Samuel (1,1-4.11-12.19.23-27):
Morto Saul, Davi regressou da derrota que infligiu aos amalecitas e esteve dois dias em Ciclag. Ao terceiro dia, apareceu um homem que vinha do acampamento de Saul, com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Chegando perto de Davi, prostrou-se por terra e fez-lhe uma profunda reverência. Davi perguntou: «De onde vens?» Respondeu ele: «Escapei do acampamento de Israel.» Disse-lhe Davi: «Que aconteceu? Conta-me tudo.» Ele respondeu: «As tropas fugiram do campo de batalha, muitos tombaram, e Saul assim como seu filho Jonatas pereceram.»
Então, David rasgou as suas vestes, e todos os que estavam com ele o imitaram. E prantearam, choraram e jejuaram até à tarde, por amor de Saul, de seu filho Jonatas, do povo do Senhor e do povo de Israel, porque tinham sido passados ao fio da espada.
«A Honra de Israel pereceu sobre as colinas! Tombaram os heróis!
Saul e Jonatas, amados e gloriosos, jamais se separaram, nem na vida nem na morte, mais velozes do que as águias, mais fortes do que os leões.
Filhas de Israel, chorai sobre Saul! Ele vestia-vos de púrpura suntuosa e ornava de ouro as vossas vestes.
Tombaram os heróis no campo de batalha! Jonatas, morto sobre as tuas colinas! Jonatas, meu irmão, que angústia sofro por ti! Como eu te amava! O teu amor era uma maravilha para mim mais excelente que o das mulheres.
Como tombaram os heróis e se destruíram as armas de guerra!»
Livro de Salmos [80(79),2-3.5-7]:
Ó pastor de Israel, escuta, Tu que conduzes José como um rebanho, Tu que tens o teu trono sobre os querubins!
Mostra a tua grandeza às tribos de Efraim, Benjamim e Manassés! Desperta o teu poder e vem salvar-nos!
SENHOR, Deus do universo, até quando te mostrarás indignado, apesar das súplicas do teu povo?
Deste-nos a comer o pão das lágrimas e a beber copioso pranto.
Tornaste-nos presa disputada pelas nações vizinhas, e os nossos inimigos escarnecem de nós.
Evangelho segundo S. Marcos 3,20-21):
Tendo Jesus chegado em casa, de novo a multidão acorreu, de tal maneira que nem podiam comer. Quando seus familiares souberam disso, vieram para detê-lo, pois diziam: "ele está louco".
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Sâo Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo dominicano e Doutor da Igreja
Lições para a Festa do Corpo de Cristo (a partir da trad. de Orval)
Jesus dá-se completamente; dá o seu corpo e o seu sangue
Os inúmeros dons com que o Senhor cumulou o povo cristão elevam-no a uma inestimável dignidade. Com efeito, não há nem nunca houve nação cujos deuses estivessem tão próximos do seu povo como o está o nosso Deus de nós (cf. Dt 4,7). O Filho único de Deus, no desejo de nos tornar participantes da sua divindade, assumiu a nossa natureza e fez-se homem para que os homens se tornassem divinos. Tudo o que Ele nos tomou de empréstimo, pô-lo ao serviço da nossa salvação. Porque, para a nossa reconciliação, ofereceu o seu corpo a Deus Pai no altar da cruz; e verteu o seu sangue como resgate para nos libertar da nossa condição de escravos e para nos purificar de todos os nossos pecados pelo banho da regeneração.
A fim de que permaneça entre nós a memória constante de tão grande dom, deixou aos que crêem o seu corpo como alimento e o seu sangue como bebida, nas espécies do pão e do vinho. Admirável e precioso festim que traz a salvação e a doçura plena! Poderíamos nós encontrar algo de mais precioso do que esta refeição, na qual não é a carne de vitelos, nem de cabras, mas o próprio Cristo, verdadeiro Deus, que nos é oferecido?
Santo Agostinho, Doutor da Igreja:
Já que a alma não tem nada de si, tudo o que ela tem recebeu de Deus. Permanecendo na sua ordem, ela vive só pela presença de Deus no espírito e na consciência; assim se recolhe na profundidade do seu ser. Mas o erguer-se por orgulho é para ela sair para o exterior, para não dizer um esvaziar-se, um progressivo diminuir. O sair para o exterior, que outra coisa é, senão renunciar à prórpia interioridade, isto é, distanciar-se de Deus, não em sentido local, mas em sentido espiritual?