Na sexta-feira, 05 de junho, representantes de Círculos Italianos de Santa Catarina, autoridades municipais, Cônsul italiano em Blumenau, membros da Comunidade Eclesial Santo Antonio da Paróquia São Pedro Apóstolo, na igreja de Gasparinho, município de Gaspar, reuniram-se para a missa em sufrágio dos três italianos mortos no acidente da Air France. Em clima de profunda consternação, Dom José Negri, Bispo Diocesano de Blumenau e de naturalidade italiana, iniciou a santa missa, também concelebrada pelos padres Francisco Mafra, da Catedral São Paulo Apóstolo, Blumenau, e Frei Germano Guesser, da Paróquia São Pedro Apóstolo, Gaspar.
À homilia, Dom Negri destacou o gesto de amor que motivou a vinda de Gianbatista Lenzi, Luigi Zortea e Rino Zandonai a virem ao Brasil, a Santa Catarina. Entregaram aproximadamente R$ 50.000,00 para obra de atendimento psicológico aos atingidos pela enxurrada de novembro último, comprometendo-se a voltar no fim do ano para ver o projeto em andamento. Chamados por Deus na tragédia do Airbus que caiu no Oceano Atlântico, permanecem como verdadeiro exemplo de solidariedade. E mais: o mesmo gesto de amor nos dá a certeza de que, tendo comparecido diante de Jesus, dele ouviram as consoladoras palavras: Vinde benditos do meu Pai e possuí o Reino preparado para vós desde toda a eternidade (Cf. Mt 25).
Repóter e câmera-man da Rede Globo gravaram momentos e imagens do ato religioso para serem transmitidos no programa Fantástico, que vai ao ar todos os domingos à noite.
Desejou ainda Dom José Negri que a colaboração entre italianos e brasileiros para socorro dos necessitados e sofredores se consolide e se perpetue com o espírito de solidariedade testemunhados pelos três inesquecíveis benfeitores. Assim, brilhará sempre mais a esperança de um mundo melhor para todos.
Por Pe. Raul Kestring