Exibir a estampa de um santo na janela ou sacada
Em vez de se lamentar pelos monstros, caveiras ou máscaras irreverentes, próprias das festas de Halloween, em várias paróquias e dioceses da Itália está-se difundido a idéia de descobrir e contar histórias e virtudes dos santos de preferência de cada um, festejando o Holyween.
Trata-se de uma proposta do projeto “Sentinelas da manhã”, que se difunde em diferentes dioceses do país.
No material promocional, está o rosto de Santa Teresinha com a frase: “Holyween, um santo em cada igreja”.
Noite repleta de luz
“Exponha a estampa do rosto de um santo em uma igreja, na janela ou sacada de sua casa, às vésperas do dia de Todos os Santos”, pedem os sentinelas.
“Em uma noite onde os jovens amam vestir-se horrivelmente, Holyween quer mostrar o encanto e atualidade dos santos, imortalizados em uma foto ou na arte”.
“Faz-nos bem recordar seus rostos que nos dizem como hoje a santidade é possível, em pessoas concretas de carne e osso”, asseguram os Sentinelas.
Não obstante, o padre Andrea Brugnoli, criador desta festa, precisa: “não queremos ir contra ninguém. Simplesmente queremos encher a cidade não de monstros, mas de rostos belos: os dos santos”.
Espera-se que centenas de jovens desçam às ruas e entrem nos bares para anunciar a chegada da festa de Todos os Santos. Para eles, Halloween se transformou em Holyween, que chega este ano a sua terceira edição.
O slogan fala claro: os santos ganham de novo sua festa e para tornar agora mais evidente a antiga tradição. Não têm nada a temer das modas do momento, rostos de santos aparecerão nas sacadas e nas janelas da cidade.
“Se vir uma luz diferente na janela, levante os olhos e veja o rosto sorridente de um santo italiano, preferivelmente jovem”, recomenda o grupo.
Nas cidades onde se festeja o Holyween os jovens vinculados a este projeto viverão uma vigília chamada “Uma luz na noite”.
As igrejas permanecerão abertas das 22h às 2h da manhã. O encontro se fez já 350 vezes, em 50 cidades italianas.
Até agora, centenas de milhares de jovens participaram de edições passadas. A imprensa e a televisão estiveram presentes para registrar o acontecimento, atraídas por este fenômeno de fluxo de pessoas.
Em um país como a Itália, no qual 35% dos católicos vão à missa a cada semana (segundo dados de outubro), Holyween representa um desafio particular.
A celebração inclui o concurso dos santos mais destacados. No ano passado, ganhou Madre Teresa de Calcutá e o Padre Pio ocupou o segundo lugar. Este ano, segundo os organizadores, vencerá João Paulo II, “que ainda não é santo, mas para os sentinelas é um campeão”, dizem.
“Sentinelas da manhã” é um projeto que busca que os jovens sejam responsáveis em primeira pessoa da pastoral juvenil de cada diocese. Pertencem a diferentes dioceses e realidades sociais e eclesiais dentro da Itália.
Na localidade de Desenzano há um centro que distribui material, idéias e propostas formativas para ajudar as diferentes dioceses na tarefa evangelizadora dos jovens.
(Antonio Gaspari)
ZENIT, 30/10/2009