O Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc) promoveu na semana passada uma celebração eucarística de ação de graças pelo encerramento do ano letivo de 2011, que resultou na formação de 15 seminaristas do 4º ano da Teologia: três da arquidiocese de Florianópolis, três de Joinville, um de Criciúma, e dois em cada diocese de Lages, Caçador e Tubarão. De Blumenau, Eduardo e Sérgio formaram-se na mesma turma. Todos eles aguardam agora a avaliação de seus bispos para a definição das suas ordenações diaconais e presbiterais.
A missa solene, presidida pelo diretor do Itesc, Padre Vitor Galdino Feller, e concelebrada por padres professores do Instituto, contou com a participação de parentes e amigos dos estudantes. Logo após a celebração ocorreu o início do rito de formatura dos acadêmicos de Teologia, presidido também por Padre Vitor. A cerimônia foi aberta com o juramento conduzido por um dos seminaristas. Em seguida aconteceu o pedido do certificado de conclusão do curso, que foi entregue pelos professores a cada um dos formandos.
Em seu discurso, o orador da turma lembrou os colegas que iniciaram o curso e que desistiram ou suspenderam seus estudos por diversos motivos. Ele falou dos compromissos que assumem enquanto teólogos e o que Cristo espera deles, ressaltando que apesar de formados, não são teólogos prontos ainda, pois a formação deve ser contínua para melhor pregar a Palavra de Deus.
Padre Vitor, paraninfo da turma, também proferiu algumas palavras. indicando aos formandos soluções sobre os desafios que os esperam daqui para frente. Refletiu sobre a ética da vida, do diálogo, da libertação. "Cultiva-se uma Igreja de resultados, não de provações, de cruzes. Estamos no século XXI incapazes de criar uma Igreja da unidade", afirmou.
16-12-2011, Gaudium Press