Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
Dou graças a Deus ao fazer memória do Encontro Diocesano dos Grupos Bíblicos de Reflexão realizado há um ano na cidade de Penha. Que experiência bonita de celebração e encontro festivo, reunidos pelo amor do nosso Bom Deus, atraídos pela Sua Palavra salvadora. De todas as regiões da Diocese, do litoral à serra, das cidades e campos, o Povo de Deus acolheu o convite e viveu a alegria da partilha e da comunhão. Naquela ocasião, no contexto da Celebração Eucarística, fiz um apelo missionário a todos os Grupos, enviando-os a partilhar esta experiência, promovendo o surgimento de novas pequenas comunidades ao redor da Palavra de Deus, a “Igreja que se reúne nas casas” (1Cor 16,19).
Neste sentido, o Plano Pastoral da Diocese, na terceira urgência da ação evangelizadora, “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”, assim convida: “A atitude do discípulo missionário com relação à Palavra é de testemunho e acolhida. Ele passa a ser um ouvinte assíduo e deixa-se interpelar diante dela. Tem a graça de saboreá-la aos domingos em toda liturgia celebrada, e de experimentá-la através dos Grupos Bíblicos de Reflexão” (nº 26).
E estamos inseridos no caminho da Iniciação à Vida Cristã, assumido pela última Assembleia Diocesana e confirmado pelo Documento 107 – “Itinerário para formar discípulos missionários”, aprovado na Assembleia dos Bispos do Brasil em abril deste ano. Os processos de Iniciação se fundamentam na Sagrada Escritura e na Liturgia, educam para a escuta da Palavra e a oração pessoal, mediante a leitura orante, evidenciando uma estreita relação entre Bíblia, catequese e liturgia.
Missão dos Grupos Bíblicos de Reflexão é animar a vida e a pastoral na ação evangelizadora, inserindo a todos no processo de escuta, meditação, oração e contemplação da Palavra de Deus, proporcionando um encontro com Jesus Cristo, despertando novas lideranças, fortalecendo a espiritualidade familiar e eclesial, promovendo a conversão pastoral para um dinamismo missionário em toda a Diocese. Uma das propostas de ação evangelizadora é conhecer o método da Leitura Orante da Palavra e vivenciá-lo em todos os encontros pastorais; enfim, deixar que a Palavra alimente nossa espiritualidade e nossa missão. Nas pequenas comunidades onde nos encontramos para rezar a Palavra, a Igreja está viva e é testemunha da alegria de sermos discípulos missionários, a serviço da vida plena, construindo o Reino de Deus. Deus abençoe todos os Grupos Bíblicos de Reflexão e fecunde seu empenho missionário.