Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
Outubro é o Mês das Missões, um tempo privilegiado para intensificarmos as iniciativas de animação missionária na ação evangelizadora. Tempo de tomarmos consciência da missão que nos é comum pelo Batismo e pela vida nova em Cristo que nos faz participantes da vida da graça. A Igreja do Brasil, na Campanha Missionária para 2016, assumiu o Tema: Cuidar da Casa Comum é nossa missão, e o Lema: “Deus viu que tudo era muito bom…” (Gn 1,31). Somos todos convocados a entrar nesta bonita comunhão.
“A Igreja é missionária por natureza”, diz-nos o decreto conciliar sobre a atividade missionária da Igreja. Jesus envia seus discípulos em constante atitude de missão (cf. Mc 16,15). Na força do Espírito Santo, a ação da Igreja se desenvolve “em saída”, pois ela anuncia, por gestos e palavras, a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. Em nossa Diocese de Blumenau, a missão assume uma perspectiva toda especial, porque empreendemos um caminho para a elaboração do novo Plano de Pastoral. A missão é a expressão máxima de nossa adesão a Jesus Cristo, missionário do Pai; é ela que nos impulsiona a ter um encontro com esta Palavra de salvação e vida; por ela somos enviados a viver em comunidade, desafiados a servir a vida plena. A missão evangelizadora nos conduz à fidelidade ao projeto de Deus no nosso caminhar existencial. Percebemos todo um empenho de participação de nossas paróquias, pastorais e movimentos, dos leigos, das religiosas e dos ministros ordenados.
Neste caminhar missionário da Igreja Diocesana de Blumenau, tenho a alegria de anunciar que, após um longo tempo de formação e discernimento, acolho o pedido de dois dos nossos seminaristas para a Ordenação Diaconal e Presbiteral. José Cardoso Bressanini e Fernando Steffens serão ordenados diáconos para o serviço da Igreja no dia 16 de outubro, na Catedral São Paulo Apóstolo. Dou graças a Deus pelas suas vidas, pelo chamado ao seu serviço, pelo amor misericordioso que pede uma resposta generosa e pronta. Acompanhemos com nossas orações este tempo de preparação para a ordenação destes jovens e continuemos orando pelas vocações, pedindo ao Senhor que nos envie operários para Sua messe. Que o ardor missionário anime a todos os batizados a trabalhar pelo Reino de Deus, na alegria de anunciar o Evangelho e tornar conhecido o projeto de Deus para a humanidade. São Paulo Apóstolo, grande missionário, nosso padroeiro, nos inspire e interceda por nós!