«Hoje entrou a salvação nesta casa» – Santo Efrém (c. 306-373) diácono da Síria, doutor da Igreja Diatessaron, XV, 20-21

3ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum
17 de Novembro de 2020
Cor: Branco

Evangelho – Lc 19,1-10
O Filho do Homem veio procurar
e salvar o que estava perdido.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 19,1-10:
Naquele tempo:
1 Jesus tinha entrado em Jericó
e estava atravessando a cidade.
2 Havia ali um homem chamado Zaqueu,
que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.
3 Zaqueu procurava ver quem era Jesus,
mas não conseguia, por causa da multidão,
pois era muito baixo.
4 Então ele correu à frente
e subiu numa figueira para ver Jesus,
que devia passar por ali.
5 Quando Jesus chegou ao lugar,
olhou para cima e disse:
‘Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.’
6 Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.
7 Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo:
‘Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!’
8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor:
‘Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres,
e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.’
9 Jesus lhe disse:
‘Hoje a salvação entrou nesta casa,
porque também este homem é um filho de Abraão.
10 Com efeito, o Filho do Homem
veio procurar e salvar o que estava perdido.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Santo Efrém (c. 306-373)
diácono da Síria, doutor da Igreja
Diatessaron, XV, 20-21

«Hoje entrou a salvação nesta casa»

Rezava Zaqueu em seu coração: «Bem-aventurado o que for digno de receber este Justo em sua casa». Nosso Senhor disse-lhe: «Desce depressa, Zaqueu!» E ele, vendo que o Senhor lhe conhecia os pensamentos, meditou: «Se Ele conhece os meus pensamentos, também conhece os meus atos»; e por isso declarou: «Se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais». «Desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa».

Graças à segunda árvore, a do chefe dos publicanos, a primeira árvore, a de Adão, cai no esquecimento, e também o nome de Adão é esquecido graças ao do justo Zaqueu […]: «Hoje entrou a salvação nesta casa». […] Pela sua obediência pronta, aquele que não passava de um ladrão torna-se um benfeitor; aquele que era coletor de impostos torna-se discípulo.

Zaqueu abandonou a lei antiga ao subir a uma árvore inerte, símbolo da surdez do seu espírito; esta ascensão é o símbolo da sua salvação. Ele abandonou a sua baixeza, subindo à árvore para ver a divindade nas alturas. E Nosso Senhor apressou-Se a convidá-lo a descer daquela árvore ressequida que era a sua antiga maneira de ser, a fim de que ele não permanecesse surdo. O amor a Nosso Senhor que nele ardia consumiu o homem velho e moldou um homem novo.

Neste mês de novembro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Intenção de oração universal – A inteligência artificial
Rezemos para que o progresso da robótica e da inteligência artificial esteja sempre a serviço do ser humano.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.