São venerados cerca de oito santos com o nome de Valentim. Festejam-se no dia de hoje dois santos com esse nome. Um era sacerdote e viveu em Roma, no tempo do imperador Cláudio.
Levado prisioneiro diante do imperador, professou corajosamente o nome de Jesus e censurou todos os que adoravam deuses falsos, ídolos construídos por mão humanas. Foi açoitado e a seguir decapitado na Via Flamínia, por volta do ano 270.
No século IV o papa Júlio I construiu uma Igreja em sua honra. Outro São Valentim foi bispo de Terni, na Úmbria, por volta do ano 223. Foi responsável pela conversão de Crato, filósofo romano, o que lhe valeu o martírio, a mando do Governador romano, Abúndio. É o padroeiro da cidade de Terni. Seu culto perdura até hoje.
Oração
Prece da libertação do egoísmo: Deus, nosso Pai, vós nos criastes para a felicidade já aqui nesta terra. É desejo vosso que a paz reine nos corações dos homens, que todos se sintam irmãos e filhos do mesmo Pai, cujo amor é eterno e cuja fidelidade dura para sempre. Somos nós, Senhor, que voltamos as costas ao vosso amor; com nosso egoísmo, transbordamos as medidas de nossos sofrimentos. Em vez de buscar a vida, caminhamos errantes pelos desertos da discórdia, das ofensas, do ódio, da vingança, das guerras fratricidas. Muitas vezes por causa do dinheiro, por causa do lucro, da vaidade querermos ser superiores aos outros, odiamos nossos próprios irmão, mentimos e perdemos a nossa dignidade. Por isso, Senhor, não afasteis de nós a vossa face. Vinde libertar-nos de toda a opressão, vós que sois misericordioso e compassivo. Por Cristo, nosso Senhor! Amém!