«Havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos» (Lc 24,47) – Simeão – o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego Hino 29

No dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava ´publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do seu predecessor o Papa Bento XV. (…) Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o mesmo Mês Missionário Extraordinário o tema Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.

 

Nossa Senhora do Carmo . Memória – 16 de Julho de 2019 – Cor: Branco

Evangelho – Mt 12,46-50
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse:
‘Eis minha mãe e meus irmãos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,46-50:
Naquele tempo:
46 Enquanto Jesus estava falando às multidões,
sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora,
procurando falar com ele.
47 Alguém disse a Jesus:
‘Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora,
e querem falar contigo.’
48 Jesus perguntou àquele que tinha falado:
‘Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’
49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse:
‘Eis minha mãe e meus irmãos.
50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai,
que está nos céus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Simeão
o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego
Hino 29

«Havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos» (Lc 24,47)

 

A toda a raça dos homens, aos reis e príncipes, aos ricos e pobres, aos monges e leigos: escutai-me agora, vou narrar a grandeza e o amor de Deus para com os homens! Pequei contra Ele como homem nenhum no mundo […] No entanto, Ele chamou-me e imediatamente respondi. […] Ele chamou-me à penitência, e imediatamente segui o meu Mestre. Quando Ele Se afastava, perseguia-O. […] Bem podia Ele partir, vir, esconder-Se, aparecer, que eu não voltava atrás, jamais perdia a coragem, não abandonando nunca o meu caminho […].

Quando não O via, procurava-O. Ficava em pranto, perguntando por Ele a toda a gente, a todos quantos O haviam visto. A quem perguntava? Não aos sábios deste mundo, mas aos profetas, aos apóstolos, aos sacerdotes – os sábios que possuem a sabedoria de que Ele é o próprio Cristo, a sabedoria de Deus (1Cor 1,24). Em lágrimas e com grande dor no peito, pedia-lhes que me dissessem onde O haviam visto, mesmo que apenas uma vez […]. E, vendo quão forte era o meu desejo, vendo que, a meus olhos, tudo o que existe no mundo, e o próprio mundo, eram nada […], Ele mostrou-Se e tornou-Se visível por inteiro.

Ele, que está fora do mundo e que carrega o mundo e todos quantos estão no mundo, tanto as coisas visíveis como as invisíveis (Cl 1,16), segurando-as com uma só mão, veio ao meu encontro. De onde veio, e como? Não sei […] As palavras não podem exprimir o inexprimível. Só conhece tais realidades quem as contempla. Por isso, não por palavras, mas por atos, apressemo-nos a procurar, a ver e a aprender a riqueza dos mistérios divinos, riqueza que o Mestre dá a quem a procura.

Neste mês de julho, com Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:

Universal: Para que todos aqueles que administram a justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.