Dom Rafael Biernaski
Bispo eleito de Blumenau
O mês de outubro tem, para nós, a indicação de ser missionário. De fato pelo Batismo cada um de nós recebeu a missão: ser seguidor de Jesus e tornar-se seu testemunho.
Ao redor de Jesus vai se formando a comunidade e também os Grupos de Reflexão. A Igreja, fiel a Cristo e guiada pelo Espírito Santo, vai encontrando caminhos para que os seus membros prestem o culto devido a Deus, que se cuidem uns dos outros, formem comunidades de amizade e caridade, partilhando os bens, a gratuidade, o tempo, a amizade, sendo fiéis à doutrina dos apóstolos e vivendo na comunhão da Igreja, se comprometerão com a missão de anunciar e testemunhar Jesus, o Cristo (Cf. CNBB Documento 100, nº104).
Em nossa Diocese, segundo a coordenação, os Grupos de Reflexão já estão presentes desde o tempo da sua criação. Atualmente, temos aproximadamente 800 grupos e são distribuídos, a cada semestre, cerca de 8600 livros utilizados nas reuniões. Por meio da Palavra de Deus realiza-se a reflexão Bíblica. Por sua vez, os Grupos de Reflexão procuram evangelizar, despertar e renovar o amor de Deus em cada pessoa.
Algo importante em nossa diocese é o fato que em todas as comarcas há coordenações. Neste tempo missionário os membros da coordenação diocesana, visitaram os grupos em suas casas, onde acontecem os encontros, com a finalidade de se verificar a vida e a consistência dos grupos. Os membros ficaram maravilhados com as experiências, pois encontraram grupos com jovens, grupos com homens, grupos com crianças, verdadeiros grupos de reflexão! Há também grupos que fazem ações visitando asilos para juntos rezarem, levando ânimo para os que ali se encontram. Também se recolhem materiais com o fim de arrecadar recursos para fazer o natal junto a crianças carentes. Destaca- -se a realização de mutirões para ajudar construir casas para os mais pobres, e outras necessidades.
Dou o meu incentivo para que neste tempo Missionário aconteça a formação de novos Grupos de Reflexão. Neste mês de outubro, queremos dar especial atenção à ordem de Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16,15). Que cada um possa dizer “Eis-me aqui. Envia-nos, Senhor” (Cf. Is 6,8)!