GRITO DOS/AS EXCLUÍDOS/AS 2014 – 20ª EDIÇÃO
“Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”
Coletiva com Dom Pedro Luiz Stringhini e lideranças sociais será dia 2, em São Paulo
Para repercutir o tema deste ano – Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos, a Coordenação do Grito dos Excluídos promoverá uma entrevista coletiva com Dom Pedro Luiz Stringhini, CNBB e bispo na Diocese de Mogi das Cruzes (SP); e representantes de organizações sociais: Débora Maria da Silva, do Movimento Mães de Maio da Democracia; Rosilene Wansetto, pela Coordenação Nacional do Grito dos Excluídos; Evaniza Rodrigues, pela União de Moradia e Fórum Nacional Reforma Urbana; pela 27ª Romaria dos Trabalhadores, Maria Aparecida Pereira Lima. A coletiva será nesta terça-feira, dia 2, no Centro Pastoral São José, na Av. Álvaro Ramos, 366, Belém, em São Paulo.
Entre os temas a serem abordados estão à repressão policial e a violência de Estado, temas polêmicos, presentes no cotidiano dos brasileiros e que atingem milhares de pessoas. Bem como o direito à cidade e violações de direitos.
O Grito dos Excluídos é um evento nacional e, em 2014, celebra sua 20ª edição. De 1° a 7 de setembro serão realizadas manifestações em todo o país a fim de fortalecer a organização, a mobilização e as lutas populares. Por isso defende: “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos!” Trata-se de uma das atividades populares de maior envergadura que acontece no país, com capacidade de reunir sob o mesmo objetivo milhares de pessoas em todos os estados brasileiros.
Serão abordadas também as iniciativas populares encampadas pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e pela Campanha Nacional pelo Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, cujo objetivo comum é mudar nosso sistema político e construir um Estado verdadeiramente democrático, que possibilite as mudanças estruturais necessárias ao País. Para isso, está sendo construída a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática, de 1º a 7 de setembro, quando serão coletados os votos do Plebiscito Popular sobre a proposta de uma Constituinte Exclusiva do Sistema Político e intensificada a coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, construída em torno de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, propõe o financiamento democrático das campanhas eleitorais, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero nas listas de candidatos e o fortalecimento dos mecanismos de participação popular direta, entre outros pontos. Conta com o apoio de muitas entidades, entre as quais a CNBB, a OAB, o MCCE (Movimento Contra a Corrupção Eleitoral) e a Plataforma dos Movimentos Sociais. A Campanha Nacional pelo Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, integrada por grande número de organizações e movimentos nacionais, propõe a consulta popular sobre a convocação de uma Assembleia Constituinte Exclusiva.
SERVIÇO:
Data: 2 de setembro de 2014
Horário: 14h 30 min
Local: Centro Pastoral São José do Belém/Auditório Dom Paulo Evaristo
Endereço: Av. Álvaro Ramos, 366, 2º andar, metro Belém, São Paulo.
MAIS INFORMAÇÕES:
Ari Alberti (11) 2272-0627 e Karina Pereira (11) 99372-3919