Fogo novo em Rio dos Cedros – 120 pessoas participam de Acampamento e Missa de Encerramento

Forte manifestação de entusiasmo por Cristo e pela Igreja – assim pode ser definida a Missa de Encerramento do 1º Acampamento Juvenil/Sênior de Rio dos Cedros. Realizado durante os dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014, teve a participação de 120 pessoas, na sua maioria jovens. Pe. José Vidalvino Fontanella, Administrador Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, daquela cidade, animou o evento desde os seus inícios até o encerramento, quando celebrou-se a Missa na mesma Igreja Matriz. Os jovens e sêniores procediam de diversos lugares, inclusive de Timbó, Piçarras, Curitiba, São Paulo. Concelebraram a mesma Eucaristia os padres Sérgio Eduardo Campestrini, de Doutor Pedrinho, e Valdecir Dávila, de Almirante Tamandaré, Arquidiocese de Curitiba, PR.

Durante a celebração eucarística de Encerramento, houve um momento em que alguns participantes do Acampamento foram chamados a expressar publicamente o seu testemunho pessoal de aproveitamento do evento.
Evelize, jovem de Rio dos Cedros destacou a insistência da sua mãe e do Pe. José para que fosse ao encontro. Sentia que não havia perdoado o seu irmão falecido. Até o 2º dia, sua paciência em acompanhar as atividades estava no limite. A partir do terceiro dia, percebeu que conseguira perdoar "de todo coração" seu irmão, como também lhe veio a certeza de que ele lhe havia perdoado totalmente. Recuperou também a paciência necessária para acolher tantas graças que Deus lhe proporcionava.
Giovani se identificou-se como membro da "tribo vermelha" e agradeceu a todos pela oportunidade especial que teve, a de participar do Acampamento. "Fiz uma experiência forte com Deus e senti sua presença em todos os momentos do encontro".
Sandra, da "tribo verde" relatou que, após dar o seu "sim", sentiu seu "coração se abrir e se encher das graças que Deus derramava". "Após esta experiência de encontro com Deus não serei mais a mesma pessoa" – concluiu.

William, da "tribo laranja", falou que não conseguia superar várias mágoas. O Acampamento ajudou-lhe para libertar-se e, disse ele, "consegui encontrar a resposta, graças a tantas pessoas que me ajudaram". E completou: "Outra grande graça para mim foi a de ter encontrado muitos amigos".
Adilson, da "tribo roxa", expressou que no primeiro dia teve vontade de ir embora. "Depois, só posso dizer que encontrei Jesus de verdade". E pediu desculpas a "um monte de gente que causei preocupação".
Ivone, de Rio dos Cedros e da "tribo vermelha", começou dizendo-se da "tribo mais linda". Contou ele que perguntava a um e outro "o que era esse tal de Acampamento". Num certo momento entendeu que para saber realmente o que era isso, deveria experimentá-lo. Foi quando decidiu-se para participar do encontro. E aconselha a todos os que desejam saber o que é esse evento: "Venham participar e saberão".
Ainda, Jonas Corrente, de Rio dos Cedros, expressou seu desejo de dar um abraço ao Pe. José por ter tido a iniciativa de trazer o Acampamento para Rio dos Cedros; e dirigiu-se ao sacerdote, abrando-o calorosamente. "Agradeço a todo mundo por esta oportunidade inesquecível de minha vida". E convidou: "Com o Acampamento, iniciamos em Rio dos Cedros uma campanha; uma campanha por Cristo. Esperamos que todos nos apoiem e nos ajudem para o bem da nossa cidade".
Impressionava o clima de escuta de toda aquela gente diante de cada um que falava. Ao mesmo tempo, eram quase estrondosas as manifestações de apoio, de alegria. Certamente porque a experiência de um identificava-se com a experiência de muitos dos que conviveram, rezaram, refletiram, trabalharam, no Acampamento durante os cinco dias da sua duração.

Um dos comentaristas dizia que, "em Rio dos Cedros, assim, levantou-se um exército de soldados de Cristo". Seu desejo é o de "incendiar o município e a Diocese de Blumenau com o amor de Deus". Com certeza, este santo fogo está ateado. Dependerá da fidelidade e perseverança de cada um e cada uma para que ele se espalhe. De fato, Jesus diz: "Eu vim lançar fogo sobre à Terra, e como gostaria que ele já estivesse aceso» (Lc 12,49)!
Todos os presentes à celebração já foram convidados para o 2º Acampamento de Rio dos Cedros, anunciado para os dias 25 a 29 de junho de 2014. Então, não há trégua: Todos já se colocaram em compasso de espera do novo e promissor encontro com tantos irmãos e irmãs e com Deus. Amém!

Imagens e texto: Pe. Raul Kestring

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.