Forte manifestação de entusiasmo por Cristo e pela Igreja – assim pode ser definida a Missa de Encerramento do 1º Acampamento Juvenil/Sênior de Rio dos Cedros. Realizado durante os dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014, teve a participação de 120 pessoas, na sua maioria jovens. Pe. José Vidalvino Fontanella, Administrador Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, daquela cidade, animou o evento desde os seus inícios até o encerramento, quando celebrou-se a Missa na mesma Igreja Matriz. Os jovens e sêniores procediam de diversos lugares, inclusive de Timbó, Piçarras, Curitiba, São Paulo. Concelebraram a mesma Eucaristia os padres Sérgio Eduardo Campestrini, de Doutor Pedrinho, e Valdecir Dávila, de Almirante Tamandaré, Arquidiocese de Curitiba, PR.
Durante a celebração eucarística de Encerramento, houve um momento em que alguns participantes do Acampamento foram chamados a expressar publicamente o seu testemunho pessoal de aproveitamento do evento.
Evelize, jovem de Rio dos Cedros destacou a insistência da sua mãe e do Pe. José para que fosse ao encontro. Sentia que não havia perdoado o seu irmão falecido. Até o 2º dia, sua paciência em acompanhar as atividades estava no limite. A partir do terceiro dia, percebeu que conseguira perdoar "de todo coração" seu irmão, como também lhe veio a certeza de que ele lhe havia perdoado totalmente. Recuperou também a paciência necessária para acolher tantas graças que Deus lhe proporcionava.
Giovani se identificou-se como membro da "tribo vermelha" e agradeceu a todos pela oportunidade especial que teve, a de participar do Acampamento. "Fiz uma experiência forte com Deus e senti sua presença em todos os momentos do encontro".
Sandra, da "tribo verde" relatou que, após dar o seu "sim", sentiu seu "coração se abrir e se encher das graças que Deus derramava". "Após esta experiência de encontro com Deus não serei mais a mesma pessoa" – concluiu.
William, da "tribo laranja", falou que não conseguia superar várias mágoas. O Acampamento ajudou-lhe para libertar-se e, disse ele, "consegui encontrar a resposta, graças a tantas pessoas que me ajudaram". E completou: "Outra grande graça para mim foi a de ter encontrado muitos amigos".
Adilson, da "tribo roxa", expressou que no primeiro dia teve vontade de ir embora. "Depois, só posso dizer que encontrei Jesus de verdade". E pediu desculpas a "um monte de gente que causei preocupação".
Ivone, de Rio dos Cedros e da "tribo vermelha", começou dizendo-se da "tribo mais linda". Contou ele que perguntava a um e outro "o que era esse tal de Acampamento". Num certo momento entendeu que para saber realmente o que era isso, deveria experimentá-lo. Foi quando decidiu-se para participar do encontro. E aconselha a todos os que desejam saber o que é esse evento: "Venham participar e saberão".
Ainda, Jonas Corrente, de Rio dos Cedros, expressou seu desejo de dar um abraço ao Pe. José por ter tido a iniciativa de trazer o Acampamento para Rio dos Cedros; e dirigiu-se ao sacerdote, abrando-o calorosamente. "Agradeço a todo mundo por esta oportunidade inesquecível de minha vida". E convidou: "Com o Acampamento, iniciamos em Rio dos Cedros uma campanha; uma campanha por Cristo. Esperamos que todos nos apoiem e nos ajudem para o bem da nossa cidade".
Impressionava o clima de escuta de toda aquela gente diante de cada um que falava. Ao mesmo tempo, eram quase estrondosas as manifestações de apoio, de alegria. Certamente porque a experiência de um identificava-se com a experiência de muitos dos que conviveram, rezaram, refletiram, trabalharam, no Acampamento durante os cinco dias da sua duração.
Um dos comentaristas dizia que, "em Rio dos Cedros, assim, levantou-se um exército de soldados de Cristo". Seu desejo é o de "incendiar o município e a Diocese de Blumenau com o amor de Deus". Com certeza, este santo fogo está ateado. Dependerá da fidelidade e perseverança de cada um e cada uma para que ele se espalhe. De fato, Jesus diz: "Eu vim lançar fogo sobre à Terra, e como gostaria que ele já estivesse aceso» (Lc 12,49)!
Todos os presentes à celebração já foram convidados para o 2º Acampamento de Rio dos Cedros, anunciado para os dias 25 a 29 de junho de 2014. Então, não há trégua: Todos já se colocaram em compasso de espera do novo e promissor encontro com tantos irmãos e irmãs e com Deus. Amém!
Imagens e texto: Pe. Raul Kestring