A tradicional e centenária Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Navegantes SC, passa a ser reconhecida oficialmente como Patrimônio Imaterial do estado de Santa Catarina.
A entrega do Certificado de Registro da Festa ocorreu no dia 26 de agosto, no Santuário, durante a Missa de Ação de Graças em homenagem ao aniversário de 60 anos do Município e da criação da Paróquia.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas: o prefeito Liba Fronza, o pároco Pe. Eduardo Bastos, o bispo Dom Rafael, do presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edson Lemos e da analista em Cultura do Estado, Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro.
O que é Patrimônio Imaterial?
Patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível é uma categoria de patrimônio cultural definida pela Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e adotada pela UNESCO, em 2003. Abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
(fonte: Wikipédia)
Texto e imagens enviados pelo Pe. Eduardo Bastos, pároco-reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, em Navegantes, SC