“Faz-me conhecer, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.” (Sl 25[24],4) – Palavra de vida de março de 2021 – Movimento dos Focolares

Este salmo nos apresenta um homem que se sente cercado de perigos e ameaças. Ele precisa encontrar o caminho certo que o leve com segurança ao seu destino. A quem ele pode pedir ajuda?

Consciente da própria fragilidade, ele levanta finalmente seus olhos e clama ao Senhor, ao Deus de Israel, que nunca abandonou seu povo, mas, pelo contrário, o guiou na longa jornada através do deserto até a Terra prometida.

A experiência da caminhada faz renascer no viajante a esperança, é a ocasião privilegiada para uma nova intimidade com Deus, para um abandono confiante no Seu amor fiel, apesar da própria infidelidade. Na linguagem da Bíblia, caminhar com Deus é também uma lição de vida, é aprender a reconhecer Seu projeto de salvação.

“Faz-me conhecer, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.”

Muitas vezes, depois de termos percorrido os caminhos de nossa suposta autossuficiência, ficamos desorientados, confusos, mais conscientes de nossos limites e de nossas faltas. Sentimos o desejo de reencontrar a bússola da vida e, com ela, o roteiro para a meta.

Este salmo nos dá uma grande ajuda; ele nos impulsiona a viver uma experiência nova ou renovada de encontro pessoal com Deus, de confiança em sua amizade.

Ele nos dá a coragem de sermos dóceis aos ensinamentos de Deus, que nos convidam
constantemente a sair de nós mesmos para segui-Lo pelo caminho do amor, caminho que Ele mesmo percorre em primeiro lugar, para vir ao nosso encontro.

O salmo pode ser uma oração que nos acompanha ao longo do dia e faz de cada momento alegre ou doloroso uma etapa de nossa caminhada.

“Faz-me conhecer, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.”

Na Suíça, Hedy, casada e mãe de quatro filhos, procura viver a Palavra há muito tempo e agora está gravemente doente; ela sabe que está prestes a atingir a meta de sua jornada terrena.
Kati, uma querida amiga dela, nos conta: A cada visita, inclusive do pessoal da
enfermagem, Hedy está sempre atenta aos outros, se interessa por eles, embora sentindo agora muita dificuldade para falar. Ela agradece a todos por estarem ali e doa sua experiência. Ela é o Amor em pessoa, um Sim vivo à vontade de Deus! Atrai muitas pessoas: amigos, parentes, sacerdotes. Todos se sentem profundamente tocados pela sua atenção para com todos os visitantes e pela sua força, que nasce da fé no amor de Deus.

Chiara Lubich comparou a vida a uma “santa viagem”1: […] A “santa viagem” é o
símbolo do nosso itinerário para Deus. […] Por que não fazer, da única vida que temos, uma viagem, uma viagem santa, porque Santo é Aquele que nos espera? […] Mesmo quem não tem uma crença religiosa definida pode fazer da própria vida uma obra-prima, empreendendo com retidão um caminho de sincero empenho moral. […] Se a vida é uma “santa viagem” ao longo do traçado da Vontade de Deus, a nossa caminhada exige um progresso a cada dia. […] E se acontecer de pararmos? […] Devemos, então, abandonar o que empreendemos, desencorajados pelos nossos erros? Não! Nesses momentos a palavra de ordem é “recomeçar”, […] depositando toda a confiança na graça de Deus, mais do que nas nossas capacidades. […] E, sobretudo, caminhemos juntos, unidos no amor, ajudando-nos uns aos outros. O Santo estará em nosso meio e Ele se fará o nosso “Caminho”. Ele nos fará entender mais claramente a vontade de Deus e colocará em nós o desejo e a capacidade de atuá-la. Estando nós unidos, tudo será mais fácil e teremos a felicidade prometida para quem empreende a “santa viagem”.2

Letizia Magri

1) Cf. Sl 84(83),6: “Feliz aquele cujo auxílio vem de ti e que, em seu coração, prepara as subidas” (Cf. Bíblia da CNBB, 3ª edição, 2019). [As “subidas” são as viagens de peregrinação dos israelitas a Jerusalém].
2) LUBICH, Chiara. A viagem mais segura. Palavra de Vida, dezembro de 2006

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.