A Diocese de Blumenau vem unir-se ao “profundo pesar” da Arquidiocese de Colônia, Alemanha, ao noticiar o falecimento do arquiteto Gottfried Böhm, no último dia 10 de junho, aos 101 anos de idade, criador, no Brasil, dos projetos da Catedral São Paulo Apóstolo, de Blumenau, e da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, em Brusque. Comunicando o falecimento, Cardeal Woelki, de Colônia, cidade onde residia o ilustre extinto, afirma: “ Ele fez construir obras que nos convidam a ser igreja viva no mundo de hoje. Muito além da nossa Diocese, Gottfried Böhm, com suas excelentes arquiteturas, determinou a expressão do nosso tempo”.
Vencedor do mais importante prêmio da arquitetura mundial, o Prêmio Pritzker em 1986, filho e neto de arquitetos, Gottfried recebe muitas homenagens na Alemanha e em outros países por sua artística contribuição para a elevação humana em nosso tempo.
Blumenau deseja manifestar-lhe igualmente o tributo do reconhecimento e da imensa gratidão pela magnífica obra que nos legou, a nossa Catedral São Paulo Apóstolo. Dom Rafael Biernaski, Bispo Diocesano de Blumenau, ao ser informado da morte do memorável arquiteto, assim o qualificou: “genial arquiteto da belíssima Catedral de Blumenau”. E acrescentou: “Tenho certeza que ao ser informado o povo de Blumenau vai poder rezar por este homem dedicado à liturgia e honrar a sua memória”.
Cardeal Woelki termina seu pronunciamento referente ao falecimento de Gottfried com a seguinte afirmação que a assumimos também nós, especialmente brusquenses e blumenauenses: “Na firme confiança e fé na ressurreição de Cristo, estou convencido de que agora em Deus ele encontrou sua consumação”.
(Imagem: https://glo.bo/3iF5pN7)
Pe. Raul Kestring – Setor de Comunicação da Diocese de Blumenau
Blumenau, 11 de junho de 2021