Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
Na Solenidade do Sagrado Coação de Jesus, neste ano celebrada no dia 28 de junho, a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, convocado pelo Santo Padre através da Congregação para o Clero. “Peçamos também sacerdotes santos, formados ‘segundo o Sagrado Coração de Cristo’”, dizia São João Paulo II. A Jornada Mundial de Oração possui o intuito de promover um momento de paz, espiritualidade e recolhimento por parte dos sacerdotes e de convocar todos os fiéis para o dia de oração por todo o clero do mundo, por sua santificação e resistência às provações e tentações.
São João Maria Vianney disse que “O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus”. O cotidiano do Sacerdote nem sempre é muito fácil, mas resta sempre a certeza de que assumindo esse chamado, cumpre- -se a vontade do Senhor, que um dia disse: “Vem e segue-me!” Ele é ordenado para o serviço do Povo de Deus, devendo seguir o exemplo de Jesus Cristo, que lavou os pés dos discípulos. Somente quem se esvazia de si mesmo, numa entrega total a Deus, é capaz de viver intensamente o Sacerdócio, celebrando a Eucaristia, pregando o Evangelho, acolhendo os pecadores, orientando e acompanhando-os, como um verdadeiro Pastor: “O sacerdote é um dom do Coração de Cristo: um dom para a Igreja e para o mundo. Do coração do Filho de Deus, transbordante de caridade, brotam todos os bens da Igreja, e de modo particular tem sua origem a vocação daqueles homens que, conquistados pelo Senhor Jesus, deixam tudo para dedicar-se inteiramente ao serviço do povo cristão, sob o exemplo do Bom Pastor” (Bento XVI).
Agradecendo a Deus Nosso Senhor pelo Dom do Sacerdócio, neste mês dedicado ao misericordioso Coração, pedindo ao Senhor da messe que nos envie mais operários, suplicamos a graça de sermos apaixonados missionários da alegria do Evangelho: “Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração Amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder. Conservai puros e desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter sublime do Vosso Glorioso Sacerdócio. Fazei-nos crer no seu amor e fidelidade para Convosco e preservai- -os do contágio do mundo. Dai- -lhes também, juntamente com o poder que têm de transubstanciar o pão e o vinho em Vosso Corpo e Sangue, o poder de transformar os corações dos homens. Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Amém” (Santa Terezinha do Menino Jesus).