Bom dia! Evangelho de 1º de novembro de 2022: «Creio na comunhão dos santos» – Balduíno de Ford (?-c. 1190) abade cisterciense, depois bispo Tratado da vida cenobita

Crédito: Opus Dei
Crédito: Opus Dei

 

Dia 01 de novembro de 2022
Terça-feira da 31ª Semana do Tempo Comum
Cor litúrgica: Verde 

EVANGELHO
Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas
a virem aqui, para que minha casa fique cheia.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14,15-24:

Naquele tempo,
15
um homem que estava à mesa,
disse a Jesus:
“Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!”
16
Jesus respondeu:
“Um homem deu um grande banquete
e convidou muitas pessoas.
17
Na hora do banquete, mandou seu empregado
dizer aos convidados:
‘Vinde, pois tudo está pronto’.
18
Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas.
O primeiro disse:
‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo.
Peço-te que aceites minhas desculpas’.
19
Um outro disse:
‘Comprei cinco juntas de bois,
e vou experimentá-las.
Peço-te que aceites minhas desculpas’.
20
Um terceiro disse:
‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.
21
O empregado voltou e contou tudo ao patrão.
Então o dono da casa ficou muito zangado
e disse ao empregado:
‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade.
Traze para cá os pobres,
os aleijados, os cegos e os coxos’.
22
O empregado disse:
‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito,
e ainda há lugar’.
23
O patrão disse ao empregado:
‘Sai pelas estradas e atalhos,
e obriga as pessoas a virem aqui,
para que minha casa fique cheia’.
24
Pois eu vos digo:
nenhum daqueles que foram convidados
provará do meu banquete’ “.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Balduíno de Ford (?-c. 1190)
abade cisterciense, depois bispo
Tratado da vida cenobita

«Creio na comunhão dos santos»

Irmãos amados, velemos com cuidado por tudo o que diz respeito à nossa vida comunitária, «esforçando-vos por manter a unidade do Espírito, mediante o vínculo da paz» pela «graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo» (Ef 4,3; 2Cor 13,13). Do amor de Deus procede a unidade do espírito; da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o vínculo da paz; da comunhão do Espírito Santo, a comunhão necessária àqueles que vivem em comum. […]

«Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos» (Credo): é aqui, na confissão da minha fé, que reside a minha esperança, a minha confiança, toda a minha segurança. […] Se me for dado, Senhor, poder amar-Te e amar o meu próximo (cf Mt 22,37-39), embora os meus méritos sejam bem poucos, a minha esperança eleva-se muito acima deles. Tenho confiança em que, pela comunhão da caridade, os méritos dos santos me serão úteis; desse modo, a comunhão dos santos suprirá as minhas insuficiências e imperfeições. […] A caridade dilata a nossa esperança até à comunhão dos santos, na comunhão das recompensas. Mas essa diz respeito aos tempos futuros: é a comunhão da glória que será revelada em nós.

Assim, há três comunhões: a comunhão da natureza, à qual se juntou a comunhão do pecado […]; a comunhão da graça; e, finalmente, a da glória. Pela comunhão da graça, a comunhão da natureza começa a ser restabelecida e a do pecado é excluída; mas, pela comunhão da glória, a da natureza será reparada na perfeição e a cólera de Deus será totalmente excluída, quando o Senhor Deus enxugar as lágrimas de todas as faces dos santos (cf Is 25,8; Ap 21,4). Então, todos os santos terão como que «um só coração e uma só alma», e entre eles tudo será comum, pois Deus será «tudo em todos» (At 4,32; 1Cor 15,28). Para chegarmos a essa comunhão e nos assemelharmos na unidade, «que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre conosco». Ámen.

Pelas crianças que sofrem
Rezemos para que as crianças que sofrem – as que vivem na rua, as vítimas das guerras, os órfãos – possam ter acesso à educação e possam redescobrir o afeto de uma família.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.