«Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra» (Mt 11,25) – Santo Antão (251-356) patriarca do monaquismo cristão Exortações, nos. 2-3, 132-133, 137, 170

3ª feira da 1ª Semana do Advento
3 de Dezembro de 2019
Br. 3ª-feira. S. Francisco Xavier Presb, memória. Ofício da memória. Missa pr.: Pf do Advento I ou dos Pastores.
Cor: Roxo

Evangelho – Lc 10,21-24
Jesus exulta no Espírito Santo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,21-24:
21 Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse:
‘Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra,
porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes,
e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22 Tudo me foi entregue pelo meu Pai.
Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai;
e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho
e aquele a quem o Filho o quiser revelar.’
23 Jesus voltou-se para os discípulos
e disse-lhes em particular:
‘Felizes os olhos que vêem o que vós vedes!
24 Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver
o que estais vendo, e não puderam ver;
quiseram ouvir o que estais ouvindo,
e não puderam ouvir.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia

Santo Antão (251-356)
patriarca do monaquismo cristão
Exortações, nos. 2-3, 132-133, 137, 170

«Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra» (Mt 11,25)

 

Na verdade, o homem dotado de razão só pensa numa coisa: em obedecer e agradar ao Deus do Universo, em formar a sua alma com a única preocupação de Lhe ser agradável, dando-Lhe graças pela realidade e a força da sua providência, pela qual dirige todas as coisas, aconteça o que acontecer, durante a vida. Com efeito, seria estranho agradecermos a saúde do corpo aos médicos que nos prescrevem medicamentos amargos e desagradáveis, e recusarmos a Deus a gratidão pelas coisas que nos parecem penosas, ignorando que tudo acontece para nosso bem, pelos cuidados da providência. Pois o conhecimento de Deus e a fé nele constituem a salvação e a perfeição da alma. […]

Aqueles que não têm inteligência de alma não pensam nisto, pois não compreendem que tudo acontece para nosso bem, a fim de que as virtudes brilhem e nós sejamos coroados por Deus. […] O homem é o único ser que é escutado por Deus, o único a quem Deus Se revela. Deus ama o homem a ponto de fazer dele um deus. O homem é o único ser que é um digno adorador de Deus. É para o homem que Deus Se transfigura. Foi para o homem que Deus fez o céu pejado de estrelas, foi para o homem que Ele fez a terra, e é para si mesmos que os homens a cultivam. Aqueles que não sentem esta providência de Deus têm a alma despojada de inteligência. […]

Deus fundou o nascimento e a morte neste mundo, e fundou a providência e o destino no Céu. Ele tudo fez a favor do homem e da sua salvação. Dispondo de todos os bens, Deus criou para os homens o céu, a terra e os seus elementos, e deu-lhes o usufruto de todos estes bens. […] As ações de graças agradam mais a Deus que os sacrifícios mais preciosos. A Ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Neste mês de dezembro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Universal: Para que cada país tome as medidas necessárias para fazer do futuro dos mais jovens uma prioridade, sobretudo daqueles que estão sofrendo.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.