A Diocese de Blumenau, no ano de 2011, foi agraciada com dois formandos do curso de Teologia, no Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC. Eduardo Bastos é um deles. O nosso site procurou-o para que ele respondesse a algumas perguntas, uma forma de os nossos internautas o conhecerem melhor, saberem um pouco da sua família, dos seus estudos e dos seus projetos para este ano de 2012.
Site (S): O que inspirou a tua vocação?
Eduardo: Desde pequeno sempre tive o desejo de ser padre. Muitas pessoas me ajudaram com suas orações e incentivos. Mas foi no grupo de coroinhas que despertou mais forte esse desejo. Foi então que procurei meu pároco para me ajudar a discernir minha vocação e ele me encaminhou para a Pastoral Vocacional. Fiz dois anos de acompanhamento e discernimento.
S – Onde e quando nasceste e onde teus pais moram atualmente?
Eduardo: Eu sou natural de Itajaí, nascido no dia 30/01/1984. Meus pais moram atualmente em Itajaí.
S – Onde irás trabalhar neste período de experiência pastoral?
Eduardo – Terminado o curso de teologia, cumprido todas as exigências da formação principalmente a dimensão intelectual, farei neste ano de 2012 o ano pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Ponta Aguda com o Pe. Walmir durante a semana. Nos fins de semana estarei acompanhando o bispo Dom José no seu trabalho pastoral em toda a diocese.
S – Da área da teologia, qual foi a matéria, o assunto, que mais te despertou interesse?
Eduardo: Eu sempre tive um grande amor pela liturgia desde quando era coroinha. Durante o tempo de seminário procurei ler e aprender sempre mais sobre esse tema como também,devido às atividades pastorais, aprofundar meu conhecimento nos sete sacramentos da Igreja. Chegando à Teologia, no primeiro ano tive uma disciplina com o nome de Liturgia e Sacramentos. Foi a união do útil ao agradável, a junção das duas coisas que mais me despertavam interesse em aprofundar e aprender. A prova disso é que no quarto ano de Teologia fui convidado a lecionar no curso de teologia para os leigos no ITESC. Aprendi e cresci muito com aquele povo. Mas não posso reduzir todo o curso de Teologia à Liturgia e aos Sacramentos, pois tantas outras matérias e assuntos ajudaram muito a lapidar minha fé e meu conhecimento sobre as verdades de Deus, do ser humano, da Igreja, enfim do mundo.