«Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores» – João Carpátio (século VII) monge e bispo «Capítulos de exortação», n.º 44, 84

No dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava ´publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do seu predecessor o Papa Bento XV. (…) Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o mesmo Mês Missionário Extraordinário o tema Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.

 

6ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum – 5 de Julho de 2019 – Cor: Verde

Evangelho – Mt 9,9-13
Não vim para chamar os justos mas os pecadores.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,9-13:
Naquele tempo:
9 Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus,
sentado na coletoria de impostos,
e disse-lhe: ‘Segue-me!’
Ele se levantou e seguiu a Jesus.
10 Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus,
vieram muitos cobradores de impostos e pecadores
e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11 Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos
discípulos: ‘Por que vosso mestre come
com os cobradores de impostos e pecadores?’
12 Jesus ouviu a pergunta e respondeu:
‘Aqueles que têm saúde nóo precisam de médico,
mas sim os doentes.
13 Aprendei, pois, o que significa:
`Quero misericórdia e não sacrifício’.
De fato, eu não vim para chamar os justos,
mas os pecadores’.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

João Carpátio (século VII)
monge e bispo
«Capítulos de exortação», n.º 44, 84

«Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores»

 

O Senhor diz-te, como a Mateus: «Segue-Me». Quando procurares o teu Mestre bem-amado de todo o coração, se, no caminho da vida, o teu pé tropeçar na pedra das paixões (cf Sl 91,12, LXX), ou se, como acontece mais vezes, escorregares na lama sem querer e caíres, sempre que tombares e ferires o corpo, volta a levantar-te de todo o coração e busca o Senhor, até O encontrares.

Assim, «no teu santuário, eu Te contemplo para ver o poder e a glória» que me salvam, e «em teu louvor, Senhor, elevarei as minhas mãos. Serei saciado com deliciosos manjares, e os meus lábios cantarão» os teus louvores (Sl 63,3.5.6, LXX). Pois grande coisa é para mim chamar-me cristão, como diz o Senhor por meio de Isaías: «Grande coisa é para ti chamares-te meu filho» (Is 49,6, LXX). […]

Guarda-te com todas as tuas forças para não caíres. Pois cair é coisa indigna de quem é forte de luta. Mas, se te acontecer caíres, levanta-te imediatamente a retoma o bom combate. Mesmo que te acontecesse cair dez mil vezes, faz dez mil vezes este gesto: levanta-te. Pois está escrito: «Se o justo cair sete vezes, ou seja, toda a sua vida, sete vezes se levantará» (Pv 24,16).

Neste mês de julho, com Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:

Universal: Para que todos aqueles que administram a justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.