No dia 26 de outubro, no Seminário Mãe de Jesus, no bairro Itoupava Central, Blumenau, realizou-se o Estágio Vocacional da Diocese de Blumenau. Desta vez, o encontro seguiu uma nova orientação. Participaram desse dia de discernimento vocacional jovens que frequentam o terceiro ano do Ensino Médio e daí para cima.
De modo geral, percebeu-se a validade de trabalhar com vocacionados mais amadurecidos. Dos oito estagiários, cinco foram admitidos ao Seminário para o próxima ano de 2014.
Foi valiosa a ajuda dos atuais seminaristas, de padres e a presença de Dom José, este, até mesmo contando a história da sua vocação.
Que com a nossa oração e nosso apoio concreto em nossas famílias e comunidades, tanto em futuros estágios, como em vista de termos mais sacerdotes, nosso empenho vocacional não seja tímido. Pelo contrário, sejamos cada vez mais agentes vocacionais conscientes e ativos em nossas Paróquias, Pastorais, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades.
Segue, abaixo:
Avaliação Pessoal dos Participantes
Jean – Foi o melhor estágio de que participei desde 2011. Sempre vim para o estágio com a vontade de entrar no seminário, mas desta vez vim decidido em entrar, isto também fez a diferença. A melhor parte foi a gincana.
Ivanilson – É o segundo estágio que participo. Também vim para o primeiro apenas com o desejo, agora estou decidido em entrar. Gostei mais deste estágio, foi bom conhecer a todos e a melhor parte foi a gincana.
Rafael – Foi legal tudo o que foi falado. Gostei de conhecer os passos para ser padre, gostei também da gincana.
Eduardo – A parte mais interessante foi a Missa celebrada pelo Pe. Almir, pela manhã, diferente, pois já começamos em oração. Gosto de participar dos estágios, pois me sinto conectado à vida de seminário.
Leandro – Diferente, nunca tinha participado. Gostei de conhecer os padres e seminaristas. A melhor parte foi a Missa pela manhã.
Marco Antônio – Gostei muito da gincana e da visita de Dom José. Cultivo esse desejo de ser padre e de conhecer melhor como é a vida de seminário.
Gabriel – Começar com a Missa foi muito bom, também gostei da explicação do Padre Marcelo sobre vocação e o testemunho de Dom José sobre sua vocação.
Gleison – Por ser o primeiro estágio de que participo achei muito interessante, e quero continuar no caminho para discernir minha vocação.
Orlando – Gostei muito do grupo que participou e o entrosamento que ocorreu na gincana.
Pe. Almir – Participei de todos os estágios. Este seguiu uma nova orientação. A participação de jovens que estão concluindo o Ensino Médio ou que o terminaram proporcionou a presença de estagiários mais interessados. Temos a impressão de que este novo jeito seja o caminho certo para prosseguirmos com nossa seleção de novos candidatos ao sacerdócio. Sou muito agradecido a todos e todas que, de alguma forma, colaboraram com o sucesso deste Estágio.
Veja mais fotos do Estágio: