«Esta noite terás de entregar a tua alma» – Beato John Henry Newman (1801-1890) teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra Sermão «Watching», PPS, t. 4, n.° 22, passim

No dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava ´publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do seu predecessor o Papa Bento XV. (…) Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o mesmo Mês Missionário Extraordinário o tema Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.

2ª-feira da 29ª Semana Do Tempo Comum
21 de Outubro de 2019

Ofício do dia de semana e Missa à escolha.Cor: Verde

Evangelho – Lc 12,13-21
E para quem ficará o que tu acumulaste?’

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,13-21:
Naquele tempo:
13 Alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: ‘Mestre,
dize ao meu irmão que reparta a herança comigo.’
14 Jesus respondeu:
‘Homem, quem me encarregou de julgar
ou de dividir vossos bens?’
15 E disse-lhes:
‘Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância,
porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas,
a vida de um homem não consiste na abundância de bens.’
16 E contou-lhes uma parábola:
‘A terra de um homem rico deu uma grande colheita.
17 Ele pensava consigo mesmo:
‘O que vou fazer?
Não tenho onde guardar minha colheita’.
18 Então resolveu: ‘Já sei o que fazer!
Vou derrubar meus celeiros e construir maiores;
neles vou guardar todo o meu trigo,
junto com os meus bens.
19 Então poderei dizer a mim mesmo:
– Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos.
Descansa, come, bebe, aproveita!’
20 Mas Deus lhe disse: ‘Louco!
Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida.
E para quem ficará o que tu acumulaste?’
21 Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo,
mas não é rico diante de Deus.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Beato John Henry Newman (1801-1890)
teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra
Sermão «Watching», PPS, t. 4, n.° 22, passim

«Esta noite terás de entregar a tua alma»

 

«Vigiai, pois não sabeis o dia nem a hora» (Mc 13,33). Pensemos neste assunto tão sério, que nos diz respeito de forma tão íntima: que quer dizer vigiar na expetativa de Cristo? «Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar o galo, se de manhãzinha; não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: vigiai!» (v. 35ss). […] Há quem troce abertamente da religião […], mas consideremos aqueles que são mais sóbrios e conscienciosos: têm boas qualidades, praticam a religião de certa forma e até certo ponto, mas não vigiam. […] Não compreendem que são chamados a ser «estrangeiros e peregrinos sobre a Terra» (Hb 11,13), que a sua sorte terrena e os seus bens terrenos são uma espécie de acidente da sua existência e que, na verdade, nada possuem. […]

Há muitos membros da Igreja que vivem assim e não saberiam nem estão prontos a acolher imediatamente o Senhor quando Ele vier. […] Que tomada de consciência emocionante e grave é para nós saber que Ele próprio nos chamou a atenção precisamente para esse perigo […], o perigo de deixar que, por qualquer razão, a atenção dos seus discípulos se desviasse dele. Preveniu-os contra a agitação e os atrativos deste mundo, preveniu-os de que o mundo não estaria preparado quando Ele viesse; suplicou-lhes com ternura que não tomassem o partido deste mundo.

Preveniu-os através dos exemplos do homem rico a quem pedem contas da alma durante a noite, do servo que comia e bebia (cf Lc 12,45), das virgens insensatas (cf Mt 25,2). […] O cortejo do Esposo passa majestosamente e nele seguem os anjos, os justos que se tornaram perfeitos, as crianças, os santos doutores, os santos vestidos de branco, os mártires lavados no seu sangue […]: a sua Esposa está preparada, pôs-se bela (cf Ap 19,7), mas muitos de nós ainda estamos a dormir.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de outubro rezemos na seguinte intenção:
Primavera missionária na Igreja
Para que o sopro do Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária na Igreja.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.