«Está escrito: A Minha casa será casa de oração»- Santo Inácio de Antioquia (?-c. 110), bispo e mártir

Leituras Bíblicas

 “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vidameterna” (Jo 6,68)!

Dia 19 de novembro de 2010
 
Sexta-feira da 33ª semana do Tempo Comum
 

A Igreja celebra hoje: São Rafael de São José, "José Kalinowski" (1835-1907) – Conheça sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=19&Mes=11
 

Livro do Apocalipse 10,8-11:

Depois, a voz do céu, que eu tinha ouvido antes, falou-me de novo: «Vai, toma o livro aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e sobre a terra.»
Aproximei-me do anjo e pedi-lhe para me entregar o livrinho. Ele disse-me: «Toma e come-o. Ele vai amargar-te nas entranhas, mas, na tua boca, será doce como mel.»
Tomei o livrinho das mãos do anjo e comi-o: na minha boca era doce como mel; mas, depois de o comer, as minhas entranhas encheram-se de amargura.
Depois, disseram-me: «É necessário que continues a profetizar contra muitos povos, nações, línguas e reinos.»

Livro de Salmos 119,14.24.72.103.111.131:

Alegro-me mais em seguir as tuas ordens, do que em possuir qualquer riqueza.
Os teus preceitos são as minhas delícias; são eles os meus conselheiros.
Prezo mais a lei da tua boca do que milhões em ouro e prata.
Como são doces, ao meu paladar, as tuas palavras! Mais doces do que o mel para a minha boca.
As tuas ordens são a minha herança para sempre, porque elas alegram o meu coração.
Abro, com avidez, a minha boca, porque tenho fome dos teus mandamentos.

Evangelho segundo S. Lucas 19,45-48:

Depois, entrando no templo, começou a expulsar os vendedores.
E dizia-lhes: «Está escrito: A minha casa será casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.»
Ensinava todos os dias no templo, e os sumos sacerdotes e os doutores da Lei, assim como os chefes do povo, procuravam matá-lo.
Não sabiam, porém, como proceder, pois todo o povo, ao ouvi-lo, ficava suspenso dos seus lábios. 
 
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santo Inácio de Antioquia (?-c. 110), bispo e mártir
Carta aos Efésios, 3-4, 9

 
«Está escrito: A Minha casa será casa de oração»

Exorto-vos a proceder segundo o pensamento de Deus. Pois Jesus Cristo, o indefectível princípio da nossa vida, é o pensamento do Pai. Do mesmo modo, os bispos, estabelecidos até aos confins da terra, estão no pensamento de Jesus Cristo. Convém, pois, proceder segundo o pensamento do vosso bispo. É, aliás, o que fazeis. O conjunto dos vossos sacerdotes, verdadeiramente dignos de Deus, está ligado ao bispo como as cordas o estão à cítara. Assim, na conformidade dos vossos sentimentos e na harmonia da vossa caridade, cantais Jesus Cristo. Que cada um de vós se torne membro deste coro para que, na harmonia da vossa conformidade e no tom de Deus, canteis na unidade de uma só voz os louvores do Pai, por Jesus Cristo. […]

Vós sois as pedras do templo do Pai, talhadas para o edifício que Deus Pai construiu, que se eleva até ao cimo pelo instrumento de Jesus Cristo, que é a Sua cruz, servindo-vos como cabo do Espírito Santo. A vossa fé atrai-vos para o alto, e a caridade é o caminho que vos eleva até Deus. Sois também companheiros de caminho, portadores de Deus e do Seu templo, portadores de Cristo, levando os objectos sagrados, ornados em tudo com os preceitos de Jesus Cristo. Convosco, vivo na alegria […]; regozijo-me convosco pelo facto de que, vivendo uma vida nova, amais apenas a Deus. 
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.