«Esta é a minha alegria! E tornou-se completa!» – Santo Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África) – Do sermão para a Natividade do Senhor

Dia 12 de janeiro de 2019 – Sábado depois da Epifania

Cor Litúrgica: Branco

 

Primeira Leitura (1Jo 5,14-21)

Leitura da Primeira Carta de São João:
Caríssimos,
14 esta é a confiança que temos no Filho de Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.
15 E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.
16 Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar.
17 Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte.
18 Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir.
19 Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno.
20 Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.
21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial (Sl 149)
Refrão: O Senhor ama seu povo, de verdade.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei! R.
— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes. R.
— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos. R.

 

Evangelho (Jo 3,22-30)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo,
22 Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava.
23 Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.
24 João ainda não tinha sido posto no cárcere.
25 Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação.
26 Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”.
27 João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu.
28 Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’.
29 É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa.
30 É necessário que ele cresça e eu diminua”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 

Comentário do dia
Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermão 194, 11º sermão para a Natividade do Senhor (trad. col. Icthus, t. 8, p. 98 rev.)

«Esta é a minha alegria! E tornou-se completa!»

 

Escutai, filhos da luz, vós que fostes adotados em vista do Reino de Deus; escutai, caríssimos irmãos; escutai e regozijai-vos no Senhor, vós os justos, pois «aos retos de coração pertence o louvor» (Sl 33,1). Escutai o que já sabeis, meditai no que ouvistes, amai aquilo em que acreditais, proclamai aquilo que amais! […] Cristo nasceu, Deus por seu Pai, homem por sua Mãe; nasceu da imortalidade de seu Pai e da virgindade de sua Mãe.

De seu Pai, sem a participação de uma mãe; de sua Mãe, sem a de um pai. De seu Pai, sem o tempo; de sua Mãe, sem a semente. De seu Pai, Ele é princípio de vida; de sua Mãe, é o fim da morte. De seu Pai, nasceu para reger a ordem dos dias; de sua Mãe, para consagrar este dia.

À sua frente enviou João Batista, que nasceu quando os dias começam a diminuir; tendo Ele próprio nascido quando os dias começam a aumentar, prefigurou as palavras desse mesmo João: «Ele é que deve crescer e eu diminuir».

De fato, a vida humana deve enfraquecer em si mesma e aumentar em Jesus Cristo, «para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que neles morreu e ressuscitou» (2Cor 5,15). E para que todos nós possamos repetir estas palavras do Apóstolo Paulo: «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim» (Gal 2,20).

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de janeiro rezemos na seguinte intenção:
Os jovens na escola de Maria
Pelos jovens, especialmente os da América Latina, para que, seguindo o exemplo de Maria, respondam ao chamado do Senhor para comunicar ao mundo a alegria do Evangelho.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.