A Diocese de Blumenau, através da Coordenação de Liturgia, promoveu um curso sobre Escatologia Católica e Liturgia das Exéquias, de 27 de maio a 05 de julho de 2022. O curso ocorreu na modalidade virtual, com a participação de 104 inscritos de 32 paróquias.
Padre Fernando Steffens, Padre João Humberto Luciani e Padre Joélcio Saibot, CM revezaram-se em cinco aulas, transmitidas ao vivo, e podendo ser acompanhadas posteriormente pelos inscritos.
A primeira aula tratou da morte como fenômeno humano: significado e antropologia, conduzida pelo Padre Fernando, da Paróquia Imaculada Conceição de Rio dos Cedros. Através das reflexões, citações poéticas e filosóficas, Padre Steffens motivou a uma visão realista diante da morte, chamados a um “desassombro”.
As outras três aulas foram conduzidas pelo padre João Humberto Luciani, vigário da Catedral e coordenador de liturgia. Para um olhar dogmático, bíblico e litúrgico, tratou-se da escatologia sistemática, escatologia bíblica, e enfim sobre a liturgia das exéquias: orientações para a celebração, para a pastoral da esperança, orações e exercícios de piedade que cercam as exéquias na Igreja Católica. Também se apresentou as orientações da Igreja sobre a cremação, e os cuidados a ter nesses casos, na celebração de despedida do corpo, por exemplo.
A providência quis também uma aula extraordinária, diante da experiência e proposição do Padre Joélcio Saibot, CM, pároco da Paróquia Santo Antônio de Balneário Piçarras. Com o tema “A espiritualidade no enfrentamento do luto”, Padre Joélcio partilhou de sua pesquisa e reflexão, ajudando no enfrentamento de situações limite, tanto na preparação para a morte, quanto em relação à vivência do luto pelos que ficam. Concluiu com a afirmação da importância da espiritualidade para a superação das pessoas enlutadas, que deve levá-las, sempre, a ler os sofrimentos sob a ótica da esperança.
Enfim, gratidão a todos que divulgaram, participaram e acompanharam este bonito itinerário formativo, realizado com a boa vontade de todos e a oferta criativa e oportuna da tecnologia. Que esta iniciativa possa despertar em nós mais zelo pela pastoral da esperança, nas celebrações de exéquias e no acompanhamento, seja dos fiéis agonizantes, seja das famílias enlutadas.
São Paulo Apóstolo nos inspire e por nós interceda!
Padre João Humberto Luciani
Coordenador diocesano de Liturgia