Na manhã de 25 de fevereiro de 2021, nas dependências da cúria diocesana de Blumenau, reuniram-se os membros da coordenação de Pastoral da Diocese. Sob a presidência de Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano, e a coordenação do Pe. Carlos Ronaldo Evangelista e da Ir. Carmelita Tenfen, da pauta constou Leitura Orante do Evangelho do dia, a oração das dez Ave-Marias pelas Vocações, estudo do planejamento pastoral diocesano, avaliação da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 e considerações sobre coordenadores e coordenadoras de pastoral em âmbito diocesano.
O encontro foi considerado muito produtivo porque, depois do iato pastoral imposto pandemia, retomou-se o encaminhamento do método de ação evangelizadora da Diocese, especialmente dos Itinerários da Iniciação à Vida Cristã. Para tanto, a Diocese dispõe de rico material para encontros de catequizandos, catequistas e pais. Avança-se na reflexão sobre roteiros de Iniciação Cristã para pais e padrinhos de Batismo. Os padres e as lideranças tomarão conhecimento dos esclarecimentos e sugestões, em vista de faze-las chegar às comunidades. Nesse sentido, sentiu-se a necessidade de, em breve, prudentes diante das restrições sanitárias vigentes, convidar membros do Conselho Diocesano de Pastoral.
Percebeu-se que a Campanha da Fraternidade foi assumida com responsabilidade na Diocese. Estudos de diversos grupos divulgaram o conteúdo do respectivo texto-base. Houve a abertura oficial da Campanha na Quarta-feira de Cinzas, em missa na Catedral presidida por Dom Rafael. Os padres pregaram sobre a oportuna e urgente mensagem da iniciativa evangelizadora dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)). Destaque para a celebração ecumênica de abertura da Campanha no primeiro domingo da Quaresma na Catedral, com a participação de diversas Igrejas, sob a animação do Núcleo Ecumênico de Blumenau.
A reunião encerrou-se com a bênção de Dom Rafael, tanto para os presentes como também para todos e todas que, na Diocese, de alguma forma, somam nesse promissor mutirão evangelizador.
Texto e imagem: Pe. Raul Kestring