Na Solenidade do Sagrado Coação de Jesus, neste ano celebrada no dia 28 de junho, a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, convocado pelo Santo Padre através da Congregação para o Clero. “Peçamos também sacerdotes santos, formados ‘segundo o Sagrado Coração de Cristo’”, dizia São João Paulo II. A Jornada Mundial de Oração possui o intuito de promover um momento de paz, espiritualidade e recolhimento por parte dos sacerdotes e de convocar todos os fiéis para o dia de oração por todo o clero do mundo, por sua santificação e resistência às provações e tentações. (Dom Rafael Biernaski, in artigo no Jornal da Diocese de Blumenau, edição de junho 2019, pág. 2)
3ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum – 25 de Junho de 2019 – Cor: Verde
Evangelho – Mt 5,43-48
Sêde perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,43-48:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
43 Vós ouvistes o que foi dito:
‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’
44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos
e rezai por aqueles que vos perseguem!
45 Assim, vos tornareis filhos
do vosso Pai que está nos céus,
porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons,
e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
46 Porque, se amais somente aqueles que vos amam,
que recompensa tereis?
Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
47 E se saudais somente os vossos irmãos,
o que fazeis de extraordinário?
Os pagãos não fazem a mesma coisa?
48 Portanto, sede perfeitos
como o vosso Pai celeste é perfeito.’
Comentário do dia
São Bento (480-547)
monge, co-padroeiro da Europa
Regra, Prólogo
«Entrai pela porta estreita»
Ao procurar, no meio da multidão, um trabalhador a quem possa lançar um convite, o Senhor diz: «Quem quer a vida e deseja conhecer dias felizes?» (Sl 33,13) Se, ao ouvires isto, responderes: «Eu!», Deus dir-te-á: «Se queres ter a vida, a verdadeira vida eterna, protege a tua língua do mal, e que os teus lábios não digam palavras enganadoras. Afasta-te do mal e faz o bem, procura a paz e persegue-a» (Sl 33,14-15). […]
Não há para nós, irmãos muito queridos, coisa tão amável como esta voz do Senhor que nos convida. Eis que, na sua bondade, o Senhor nos indica o caminho da vida. Tendo, pois, cingido os rins (Ef 6,14) com a fé e a prática das boas obras, sob a orientação do Evangelho, avancemos pelos seus caminhos, para merecermos ver Aquele que nos chamou ao seu reino (1Tess 2,12). Mas só habitaremos nas tendas deste reino se nelas entrarmos pelas boas obras. Assim pois, interroguemos o Senhor com o profeta: «Senhor, quem habitará na vossa tenda? Quem repousará na vossa montanha santa?» (Sl 14,1)
E escutemos o Senhor que nos responde, mostrando-nos o caminho. […] Vamos, portanto, criar uma escola de serviço ao Senhor, onde esperamos não estabelecer normas rigorosas e esmagadoras. Mas, se te aparecer alguma coisa um pouco mais severa, exigida por uma razão de justiça com vista à correção dos teus vícios e à manutenção da caridade, não abandones imediatamente, tocado pelo medo, o caminho da salvação, no qual é preciso passar pela porta estreita.
Aliás, graças aos progressos da vida e da fé, de coração dilatado na inefável doçura do amor, corremos pela via dos mandamentos de Deus (Sl 118,32). Assim, não nos afastando nunca dos seus ensinamentos e perseverando na sua doutrina […] até à morte, participaremos pela paciência nos sofrimentos de Cristo (1Pd 4,13), para merecermos participar também no seu reino.
Neste mês de junho, com o Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Pela evangelização: Pelos sacerdotes, para que, com a sobriedade e humildade da sua vida, se empenhem numa solidariedade ativa para com os mais pobres.