Dia 02 de dezembro de 2016 – Sexta-feira da 1a semana do Advento
No Brasil, Ano Mariano, instituído pela CNBB em comemoração do 300º aniversário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, em São Paulo – “Bem-aventurada é aquela que acreditou” (Lc 1,45)!
Evangelho segundo S. Mateus 9,27-31:
Naquele tempo, Jesus pôs-Se a caminho e seguiram-nO dois cegos, gritando: «Filho de Davi, tem piedade de nós».
Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se dEle. Jesus perguntou-lhes: «Acreditais que posso dizer o que pedis?» Eles responderam: «Acreditamos, Senhor».
Então Jesus tocou-lhes nos olhos e disse: «Seja feito segundo a vossa fé».
E abriram-se os seus olhos. Jesus advertiu-os, dizendo: «Tende cuidado, para que ninguém o saiba».
Mas eles, quando saíram, divulgaram a fama de Jesus por toda aquela terra.
Comentário do dia
Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego
Hino 27, 116-124.128-132.138-149
«Então Jesus tocou-lhes nos olhos»
Procuremos o único que nos pode dar a liberdade; persigamo-lo sem cessar com o nosso desejo, a ele, cuja beleza fere os corações, que os atrai pelo amor e os une a si para sempre. Sim, pelas nossas ações corramos todos para ele. Não nos deixemos ultrapassar por ninguém, nem enganar-nos ou distrair-nos na nossa procura pelo que quer que seja.
Sobretudo…, não digamos que Deus nunca manifesta a sua presença aos homens. Não digamos que é impossível aos homens verem um dia a luz de Deus – e até de a verem hoje. Nunca, graças a Deus, isso foi impossível, desde que o desejemos. Compreendamos a beleza do nosso Mestre! Não lhe fechemos os olhos do nosso coração deixando-nos absorver pelas realidades deste mundo. Sim, que o cuidado com as coisas da terra não nos torne escravos da glória humana, a ponto de nos fazer abandonar aquele que é a luz da vida eterna.
Vamos, pois, todos juntos até ele, com um mesmo coração, com um mesmo espírito, com toda a nossa alma. Humildemente, lancemos o nosso grito até ele, nosso bom Mestre, nosso Senhor misericordioso, até ele que é o “único amigo dos homens” (Sb 1,6). Procuremo-lo porque ele vai revelar-se a nós, vai aparecer, vai manifestar-se, ele que é a nossa esperança.
Neste mês de Dezembro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos nas seguintes intençes:
Universal: O fim dos meninos-soldados
Para que seja eliminada em todo o mundo a praga dos meninos-soldados.
Pela Evangelização: Redescobrir o Evangelho na Europa
Para que os povos europeus redescubram a beleza, a bondade e a verdade do Evangelho, que dá alegria e esperança à vida.