Pequenas comunidades. Por Dom Rafael Biernaski

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image source=”featured_image” img_size=”full” onclick=”link_image” css_animation=”bounce” image_hovers=”false” lazy_loading=”true”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)

[/vc_column_text][vc_separator align=”align_right” el_width=”30″][vc_column_text]A 19ª Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada no dia 29 de setembro, na Paróquia São Francisco de Assis, em Blumenau, foi uma graça para todos nós, para celebrar, avaliar e planejar. Damos graças a Deus pelo Seu Amor por nós, que nos salva, que nos faz comunidade, que nos une num só Corpo, a Igreja, para testemunhar Suas maravilhas e anunciar a “alegria do Evangelho”.

Desde o momento inicial sentimos a comunhão e a grande graça que é a vivência do Ano do Laicato, Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. As iniciativas de estudo nas comunidades e paróquias, a organização dos leigos e leigas nas comarcas e na Diocese, o empenho em caminhar juntos no processo de iniciação à vida cristã, buscando a formação permanente apontam para a execução do Plano Diocesano de Pastoral (2017-2019) e fortalecem a continuidade da missão evangelizadora em toda a Diocese.

A avaliação do ano de 2018, que teve a formação dos leigos e leigas como prioridade assumida na última Assembleia, colocou- -nos o desafio de continuar a fortalecer a Leitura Orante em todos os espaços pastorais e a refletir sobre a importância da comunidade como espaço privilegiado para a escuta da Palavra que conduz ao encontro com o Senhor. Foi assim que nos ajudou o Diácono Edson, da Diocese de Caçador, ao refletir sobre “Pequenas comunidades, lugares da iniciação à vida cristã”. Assim iluminados, refletimos em pequenos grupos sobre a questão: Na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã, como continuar alimentando a reflexão e vivência da Palavra de Deus em todas as instâncias de evangelização?

Após os trabalhos, à luz da Palavra de Deus rezada em At 2,42-47, sob a inspiração de São Paulo Apóstolo, foi proposto e confirmado por mim que em 2019 priorizaremos o caminho das Pequenas Comunidades a partir da Leitura Orante da Palavra. Esta inspiração, que toca a todos nós, será o lema de nossa Igreja em “estado permanente de missão”. Todos os Santos nos ajudem na comunhão e na fidelidade aos compromissos assumidos. Deus abençoe a todos![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.