Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
O mês de junho nos traz as alegrias do 18º aniversário da Instalação da Diocese de Blumenau, quando fazemos memória de uma página admirável da história de nossa Igreja, expressa na Constituição Apostólica “Venerabiles Fratres”, na qual São João Paulo II, “Bispo, Servos dos Servos de Deus, para a memória do acontecimento” constituiu a nova Diocese Florumpratense, chamada em língua pátria, Blumenau, cantada no hino da Diocese como “vale de vida e de flores (…), onde os bosques vicejam e os lares cultivam amores”. Dou graças a Deus por sua Bondade e Misericórdia para comigo, que em seu Amor me chamou há três anos para o ministério apostólico em Blumenau. “Enviou-me para evangelizar”, acolhendo as riquezas desta abençoada terra, prosseguindo a tarefa evangelizadora iniciada no ano 2000 e completada dia a dia com o testemunho de catequistas, ministros, missionários leigos e leigas, grupos bíblicos de reflexão, padres e diáconos, religiosos e consagrados, na doação de suas vidas ao Evangelho.
Em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, Sucessor de Pedro, a ação evangelizadora mobiliza todas as forças vivas da Diocese, seja no processo de iniciação à vida cristã, seja na animação bíblica da pastoral, ou na formação de lideranças para a animação dos grupos de reflexão, ou ainda no serviço generoso da Cáritas, Pastoral da Criança, da Saúde, da Pessoa Idosa, da Sobriedade, Carcerária, Conferência Vicentina, e tantas ações de cidadania e promoção humana integral.
Com o testemunho de São Paulo Apóstolo, nosso padroeiro, “do Evangelho fiel pregador”, aprendemos a ser “Igreja em saída”, pois ressoa em todos nós suas palavras cheias de ardor missionário: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (1Cor 9,16). Assim chamados e enviados, empreendemos o caminho da ação evangelizadora, pedindo ao Senhor que envie operários para a messe: “Cada comunidade uma nova vocação”, rezando, testemunhando, falando das vocações, realizando nossa missão com alegria e generosidade. Agradecidos a Deus por tantas maravilhas realizadas nestes 18 anos de história diocesana, elevamos um Hino de Ação de Graças, na Celebração Eucarística de cada comunidade, na Palavra rezada e contemplada diariamente, no caminhar missionário de quem ouviu a Voz do Senhor e vai ao encontro dos irmãos e irmãs, pelas ruas e praças, anunciando o Evangelho. Viva a Diocese de Blumenau, viva o Povo de Deus a caminho na Fé, Esperança e Amor. São Pedro e São Paulo, rogai por nós!