Na dia 07 de outubro, Dom José, acompanhado do Pe, Josué de Brito, Pároco da Paróquia Cristo Rei e Chanceler da cúria Diocesana, estiveram em Aparecida, SP, para buscar a réplica da imagem de Nossa Sem hora Aparecida e trazê-la à Diocese de Blumenau.
Dom José presidiu a solene missa às 9h no Santuário Nacional, transmitida para todo o Brasil através da TV Aparecida. Ao final do ato religioso, recebeu, dos padres redentoristas, a milagrosa imagem e, de avião, no mesmo dia, às 18h, trouxe-a até Navegantes.
O povo do Santuário de Navegantes acolheu com verdadeira festa e atitude de fé, a sagrada imagem. Desde a recepção no aeroporto, como no trajeto até o Santuário, na acolhida no mesmo Santuário, nas santas missas que, ali foram celebradas… muitas famílias, muito povo, veio homenagear a Mãe de Jesus, ouvir da Palavra de Deus e alimentar-se da Eucaristia.
Pelas 17h30 do dia seguinte, 8, quinta-feira, a imagem Mãe Aparecida despediu-se de Navegantes e saiu, sempre conduzida por Dom José e Pe. Josué, rumo à Catedral de Blumenau.
Na Igreja-matriz São Pio X, Ilhota, pelas 18h, com a presenças do Pároco Pe. Fr. Márcio Ribeiro Machado, TOR, Nossa Senhora recebeu o carinho daqueles paroquianos e devotos, que lotaram aquele templo. Ao mesmo tempo, ela deixou sua materna bênção àquelas famílias, aos doentes, aos que ainda sofrem as conseqüências da catástrofe do ano passado.
Em Gaspar, pelas 19h, a carreata que acompanhava Nossa Senhora entrou no pátio da igreja-matriz São Pedro. O recinto do grande templo estava lotado de fiéis que queriam saudar a Mãe de Jesus e nossa. Muitas palmas, cantos, “vivas”, muitas manifestações de fé, alegria, aconteceram ali, diante da Padroeira do Brasil. Pe. Frei Germano Guesser , OFM, representando os padres franciscanos que trabalham na Paróquia de Gaspar, diante da Mãe, acolheu Dom José e seus acompanhantes. Aquele povo querido participou efetivamente do breve, mas profundo momento celebrativo, festivo, inesquecível.
Pelas 20h, na frente da torre e junto às escadarias da Catedral de Blumenau, grande multidão, com milhares de flores vermelhas nas mãos, saudaram efusivamente a chegada da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O grande espaço do templo ficou superlotado. Realizava-se também o Cerco de Jericó.
Decorreu com solenidade e muita vivacidade a celebração oficial de acolhida da Mãe e Rainha do Brasil na Catedral de Blumenau. Presentes faziam-se autoridades diversas da nossa cidade e do nosso município. Todos os padres das duas Comarcas Pastorais da cidade concelebravam a santa missa. Muitas crianças, dentre elas, um bom grupo trajado de anjinhos receberam a Mãe de Jesus com muitas pétalas de rosas vermelhas.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida permanecerá na Diocese de Blumenau até o mês de junho do próximo ano. Visitará todas as paróquias, abençoando toda a nossa Diocese, nossa região, neste “ano jubilar”, como disse Dom José, em que celebramos o décimo aniversário de criação e instalação desta Igreja Particular.
Com a Mãe Aparecida celebrando 10 anos da nossa Igreja Diocesana!
“Eis a tua Mãe” (Jo 19,27)
Pe. Raul Kestring
Blumenau, 09 de outubro de 2009