Vida: Dom e Compromisso. Por Dom Rafael Biernaski

Tags

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image source=”featured_image” img_size=”full” onclick=”link_image” css_animation=”bounce” image_hovers=”false” lazy_loading=”true”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)

[/vc_column_text][vc_separator align=”align_right” el_width=”30″][vc_column_text]A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de 50 anos, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema é destacado e, assim, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre muitas realidades brasileiras: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outras. Bela inspiração para vivermos o tempo quaresmal. Coração convertido é coração disposto a cuidar da vida em todas as suas formas e expressões, desde a concepção até o seu término natural.

Em 2020, a Campanha da Fraternidade convida a olhar para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

“Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e irmãs”, diz um trecho do texto base. Ver, sentir compaixão e cuidar são os verbos de ação que irão conduzir este tempo quaresmal, para que possamos ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade.

Contemplando a realidade como discípulos e missionários, notam-se diversos sinais onde a vida não é valorizada como dom. Como o Bom Samaritano, coloquemos nossa vida a disposição do outro. Ver, aproximar-se, cuidar! Um cuidar que vai além dos primeiros socorros. Um cuidar que supõe acompanhar as situações, ir às causas. E partindo de Cristo, interpelados pelo convite que o Evangelho nos faz: servir, em cada irmão e irmã, aquele que é o Senhor da vida. Vida que é um intercâmbio de cuidados. Vida que é Dom. Vida que grita hoje por fraternidade. Cuidado que brota da experiência pessoal e comunitária que fazemos com o Ressuscitado. Aquele que, vencendo a morte, nos chama a sermos sal da terra e luz do mundo. Compreendendo o anúncio do Evangelho como cuidado anunciamos com o testemunho de vida o amor de Cristo que gera continuamente vida nova. Como evangelizar no tempo quaresmal, vivenciando a Campanha da Fraternidade? Cooperando com aquele que diz: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude”. Abençoada Quaresma para todos e um caminho cheio de cuidado pela vida na vivência da Campanha da Fraternidade. Santa Dulce dos Pobres, intercedei por nós![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Leia também...