Dom Tito Buss, Comunicador de Jesus!
Pela ocasião dos 60 Anos de Ordenação Sacerdotal!
Dom Tito Buss, padre da Igreja, escritor, mestre, homem de Deus, bispo fundador da Diocese de Rio do Sul-SC.
Natural de São Ludgero-SC, filho de Hugo Henrique Buss e Isabel Schlickmann Buss, Dom Tito Buss foi para o seminário menor em Brusque logo após concluir os estudos primários. Estudou filosofia no seminário maior de Mariana-MG, entre 1945 e 1947. Os estudos de Teologia foram em São Leopoldo-RS, de 1948 a 1951. Recebeu o Sacramento de Ordem por Dom Pio de Freitas, bispo de Joinville, no dia 08 de dezembro de 1951, na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, hoje Catedral Diocesana de Blumenau
Após ser Ordenado foi professor e assistente do seminário Nossa Senhora da Salete, em Salete-SC. Em 1962 exerceu a função de reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Taió-SC, onde ajudou a coordenar a construção do novo seminário que havia sido transferido de Salete.
Entre 1962 e 1968, o então Pe. Tito foi Pároco da Catedral São Francisco Xavier, em Joinville-SC, ao mesmo tempo era orientador Vocacional e professor de Dogma no instituto Teológico de Curitiba-PR. Ainda em Curitiba, foi Pároco da Paróquia Santo Agostinho, que ele mesmo iniciou.
Eleito Bispo da Diocese de Rio do Sul no dia 12 de Março de 1969 e Ordenado no dia 03 de agosto do mesmo ano, assumindo a Diocese no ato solene. O lema que escolheu foi de inspiração paulina “Loquere sanam doctrinam” – “Prega a sã doutrina” (Tt 2,1). Durante seu Episcopado realizou cinco Visitas Ad Limina Apostolorum (Visita que o bispo diocesano faz ao Papa, apresentando relatório e as dificuldades na condução da Diocese).
Participou das assembléias da CNBB Nacional e das Assembléias da CNBB do Regional Sul IV. Por oito anos foi representante do episcopado catarinense junto ao Conselho Permanente da CNBB e dele foi secretario. Nos trinta anos de bispo diocesano, Dom Tito criou cerca de nove Paróquias, realizou mais de cinco visitas das comunidades da diocese. Curiosamente, ate outubro de 2011 Dom Tito conferiu o sacramento da Crisma a 115.120 jovens, em 1.084 celebrações. Durante seu ministério, presidiu cerca de 43.539 missas, dentre elas, 73 ordenações presbiterais e 32 ordenações diaconais.
Desde 1970 Dom Tito elabora as cartas dominicais destinadas as comunidades. Além disso, escreve para vários jornais, tem participação em programas de radio e já publicou cinco livros. É membro da Comissão de Ética da universidade do Vale do Itajaí (UNIDAVI). Tornou-se bispo emérito no dia 01 de setembro de 2000. A partir desta data passou a colaborar espontaneamente com os bispos sucessores, bem como, no atendimento as pessoas que sofrem de algum problema psico-afetivo. Dom Tito é Psicanalista Clinico, com abordagem direta do inconsciente.
A Diocese de Rio do Sul se une em Solene Ação de Graças pelo Jubileu de Diamante de Ordenação Sacerdotal de seu Bispo Emérito, Dom Tito Buss, na Catedral São Joao Batista, em Rio do Sul-SC, dia 11 de dezembro as 10 horas.
Deus Seja Louvado pelo seu ministério de amor e fidelidade na difusão do Evangelho!
Pe. Márcio José Looz
Pastoral da Comunicação – Diocese de Rio do Sul-SC
(47) 8476-7767
Imagem: Pe. Raul Kestring