A cerimônia de posse marca o início oficial do trabalho do religioso como terceiro bispo diocesano de Blumenau
A comunidade da Diocese de Blumenau é convidada a participar da celebração de posse do novo bispo, Dom Rafael Biernaski. Será dia 29 de agosto, sábado, às 09h30min, na Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau.
Sobre o significado, o valor, da posse de Dom Rafael, o coordenador da Pastoral da Comunicação, Pe. Raul Kestring, explica que é um momento de esperança, de alegria, de renovação da caminhada evangelizadora da Diocese de Blumenau. “Um grupo sem um líder é fadado a diminuir seu entusiasmo e até a se extinguir”, explica. Segundo o sacerdote, foi por isso que Jesus deixou um líder na Igreja, o Papa. Como a Igreja cresceu muito, houve a necessidade da representação desse líder em muitas regiões chamadas dioceses. “O bispo diocesano representa o Papa. É o líder, o pai, o legislador, o sucessor dos apóstolos, o primeiro sacerdote e pastor do povo a ele confiado”, expõe.
O Pe. Raul conta que, em determinado momento da celebração, será feita a leitura da bula papal de nomeação de Dom Rafael Biernaski como bispo diocesano de Blumenau. “O bispo empossado receberá do Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, o báculo, símbolo do pastoreio e vai sentar-se na Cátedra episcopal, símbolo do ensinamento do Evangelho, do qual é o primeiro encarregado da Diocese. Pela primeira vez, percorrendo os corredores da sua Igreja Catedral, Dom Rafael abençoará o povo, a cidade e a região que lhe é confiada”, acrescenta.
Para a cerimônia de posse, autoridades civis e militares da cidade e região estão sendo convidadas, das quais algumas terão uso da palavra. Será convidado também o Pastor Sinodal em exercício da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sigfrid Baade. Os 13 municípios pertencentes ao território da Diocese serão representados por suas bandeiras, trazidas até o presbitério. O Coral Santa Cecília, da Catedral São Paulo Apóstolo, e o Coral Santa Terezinha, da Escola Agrícola, abrilhantarão a liturgia.
Dom Rafael foi nomeado bispo da Diocese de Blumenau pelo Papa Francisco no dia 24 de junho deste ano, deixando o ofício de auxiliar da arquidiocese de Curitiba (PR) e da sede titular de “Ruspe”. A partir da celebração de posse, será iniciado oficialmente seu trabalho como terceiro bispo diocesano de Blumenau.
Fonte: Jornal da Diocese