Dom Rafael inicia sua missão com a Diocese de Blumenau

A cerimônia de posse marca o início oficial do trabalho do religioso como terceiro bispo diocesano de Blumenau

foto_dom_rafael_biernaski_03_150811A comunidade da Diocese de Blumenau é convidada a participar da celebração de posse do novo bispo, Dom Rafael Biernaski. Será dia 29 de agosto, sábado, às 09h30min, na Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau.

Sobre o significado, o valor, da posse de Dom Rafael, o coordenador da Pastoral da Comunicação, Pe. Raul Kestring, explica que é um momento de esperança, de alegria, de renovação da caminhada evangelizadora da Diocese de Blumenau. “Um grupo sem um líder é fadado a diminuir seu entusiasmo e até a se extinguir”, explica. Segundo o sacerdote, foi por isso que Jesus deixou um líder na Igreja, o Papa. Como a Igreja cresceu muito, houve a necessidade da representação desse líder em muitas regiões chamadas dioceses. “O bispo diocesano representa o Papa. É o líder, o pai, o legislador, o sucessor dos apóstolos, o primeiro sacerdote e pastor do povo a ele confiado”, expõe.

O Pe. Raul conta que, em determinado momento da celebração, será feita a leitura da bula papal de nomeação de Dom Rafael Biernaski como bispo diocesano de Blumenau. “O bispo empossado receberá do Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, o báculo, símbolo do pastoreio e vai sentar-se na Cátedra episcopal, símbolo do ensinamento do Evangelho, do qual é o primeiro encarregado da Diocese. Pela primeira vez, percorrendo os corredores da sua Igreja Catedral, Dom Rafael abençoará o povo, a cidade e a região que lhe é confiada”, acrescenta.

Para a cerimônia de posse, autoridades civis e militares da cidade e região estão sendo convidadas, das quais algumas terão uso da palavra. Será convidado também o Pastor Sinodal em exercício da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sigfrid Baade. Os 13 municípios pertencentes ao território da Diocese serão representados por suas bandeiras, trazidas até o presbitério. O Coral Santa Cecília, da Catedral São Paulo Apóstolo, e o Coral Santa Terezinha, da Escola Agrícola, abrilhantarão a liturgia.

Dom Rafael foi nomeado bispo da Diocese de Blumenau pelo Papa Francisco no dia 24 de junho deste ano, deixando o ofício de auxiliar da arquidiocese de Curitiba (PR) e da sede titular de “Ruspe”. A partir da celebração de posse, será iniciado oficialmente seu trabalho como terceiro bispo diocesano de Blumenau.

Fonte: Jornal da Diocese

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.