Dom Manoel João Francisco, presidente do CONIC anima encontro ecumênico em Timbó

No dia 20 de setembro, às 19h, a equipe de animação ecumênica da cidade de Timbó viveu uma ocasião muito especial. Dom Manoel João Francisco, Bispo Diocesano de Chapecó e presidente do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, de passagem pela região do Vale do Itajai, aceitou o convite de conduzir momento de reflexão sobre ecumenismo no auditório da Paróquia Santa Terezinha.

Um bom grupo de agentes de ecumenismo compareceu e participou efetivamente dos debates, entre eles o P. Nelson Weingärtner, ex-pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, e o P. Manfredo Siegle, ex-pastor sinodal do Sínodo Norte Catarinense, com sede em Joinville, ambos residentes em Timbó. O Núcleo Ecumênico de Blumenau esteve representado na pessoa do Pe. Raul Kestring.

Referindo-se a uma entrevista do Pastor Walter Altmann, ex-presidente da IECLB e Moderador do Conselho Mundial de Igrejas, a respeito da comemoração dos 500 da Reforma, em 2017, Dom Manoel ressaltou que provavelmente este evento será celebrado em conjunto com a Igreja Católica. Depois da assinatura da Declaração Conjunta sobre a justificação, no ano de 1999, com certeza esses 500 anos da Reforma ocasionarão um significativo passo adiante no relacionamento ecumênico, não só entre essas duas Igrejas-Irmãs, mas entre todas as Igrejas. Consequentemente, a região de Timbó, SC, e o Movimento Ecumênico no Brasil receberão verdadeira injeção de ânimo e revigoramento.

Ressaltou também o presidente do CONIC que o ano de 2012 marca a passagem dos 50 anos do início do Concílio Ecumênico Vaticano II e que este acontecimento envolve, sem dúvida, de uma forma muito evidente, o movimento ecumênico em todo o mundo. Pois significou a ampla e decidida abertura da Igreja Católica para a caminhada ecumênica e interreligiosa.

Neste breve, mas rico encontro não faltaram colocações de elementos históricos do relacionamento ecumênico na região de Timbó. Momentos fortes do ecumenismo vivido naquela cidade, anualmente retomados, como a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, foram relatados. Projetos em andamento, animados pelo espírito ecumênico, foram ouvidos por Dom manoel João Francisco e todos os presentes.

Um Pai-Nosso de mãos dadas entre todos os presentes, rezado conforme a versão ecumênica, encerrou o encontro com verdadeira "chave de ouro".  

Texto e fotos: Pe. Raul Kestring

 

    

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.