Nos meses de fevereiro e março, a Diocese de Blumenau viverá momentos de intensa religiosidade popular. Serão realizadas as Caminhadas Penitenciais, quando fiéis sairão em peregrinação nas sextas-feiras durante a Quaresma. “Quero estar em contato com o povo, resgatar algumas tradições populares, como nos fala o Documento de Aparecida”, declara o Bispo Diocesano, Dom José Negri.
Ao longo dos percursos, vários sacerdotes estarão à disposição para atendimento de confissões. Já que a caminhada é um momento de reflexão e muita oração. “Vamos vivenciar a caminhada de Jesus, sua via sacra", comenta Dom José.
Quem quiser participar terá que acordar cedo, pois a concentração será a partir das 5h. A idéia é também contemplar os trabalhadores que em outros horários do dia não poderiam participar. “Nos solidarizamos com as pessoas que levantam cedo para trabalhar”, explica o Bispo.
A religiosidade ou piedade popular é enfatizada pelo Documento de Aparecida, que considera “imprescindível ponto de partida para conseguir que a fé do povo amadureça e se faça mais fecunda”. Também o Papa Bento XVI destacou-a como "precioso tesouro da Igreja Católica na América Latina”.
Por isso, a importância dessa Caminhada Penitencial como expressão de fé, pois além das confissões, o trajeto conta com reflexões sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo. É o povo em unidade, buscando uma conversão de vida.
“Destacamos as peregrinações, onde é possível reconhecer o povo de Deus no caminho. Ali, o cristão celebra a alegria de se sentir imerso em meio a tantos irmãos, caminhando juntos para Deus, que os espera. O próprio Cristo se faz peregrino e caminha ressuscitado entre os pobres. (…) O caminhar é um verdadeiro canto de esperança e a chegada é um encontro de amor” (DA 276).
(Texto redigido pela Jornalista Ketlin da Rosa)
Datas das Caminhadas Penitenciais:
19.02 – Comarca Blumenau Norte: Seminário da Mãe de Jesus (Itoupava Central, Blumenau;
02.04 – Comarca Blumenau Sul: Catedral (Centro);
12.03 – Comarca de Gaspar: Paróquia São Pedro, Gaspar;
19.03 – Comarca de Timbó: Paróquia Santa Terezinha, Timbó;
26.03 – Comarca de Navegantes: Santuário N. Sra. dos Navegantes, Navegantes.