SANTUÁRIO NACIONAL – JORNAL SANTUÁRIO DE APARECIDA • 2 DE OUTUBRO DE 2011 -PÁG 9
DEVOÇÃO
IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA APARECIDA É ENVIADA AO SUL DO PAÍS
Mensageira da esperança
Deniele Simões
O envio da Imagem Peregrina de Nossa Senhora a Blumenau (SC) e Cascavel (PR) é um fato que vai arcar a população católica dos dois municípios, localizados na região Sul do Brasil, neste mês de outubro. Tanto a Diocese de Blumenau como a Arquidiocese de Cascavel programaram eventos especiais para a utilização da Imagem, tendo como ápice 12 de outubro, data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
O bispo de Blumenau, Dom José Negri, veio pessoalmente a Aparecida para retirar a Imagem peregrina e presidiu a celebração eucarística das 9 horas, na Basílica Nacional, na última sexta-feira (30/9).
Segundo informações da Pastoral da Comunicação da Diocese, essa é a segunda vez que a Imagem Peregrina visita a cidade. “A primeira foi na comemoração dos 10 anos da diocese”, explica Pe. Raul Kestring, responsável pelo organismo. A celebração ocorreu em junho, mas a Imagem chegou no mês de outubro de 2009, o que deu tempo suficiente para que Nossa Senhora pudesse percorrer todas as paróquias da Diocese. Pe. Raul reforça que a devoção a Nossa Senhora Aparecida na cidade e na região é muito expressiva, assim como acontece em todo o Brasil. “Há sempre grande afluência de povo para venerá-la. E no dia 12 de outubro, em Blumenau, já é tradição uma grande concentração de fiéis que homenageia a Rainha e Padroeira do Brasil”, declarou.
Neste ano, não haverá peregrinação pelas paróquias e a Imagem ficará na Catedral e também no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Nesses dois pontos, os fiéis terão a oportunidade de reverenciar Nossa Senhora até 17 de outubro, quando será devolvida ao Santuário Nacional.
A programação do dia 12 de outubro já foi definida e começará às 7 horas, com missa na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. Após a celebração,a Imagem será levada ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Itoupava Norte, em procissão pelas águas do rio Itajaí Açú. Às 10 horas, será celebrada a Missa do Dia da Rainha e Padroeira do Brasil, encerrando as comemorações.
Conforto às vítimas das enchentes
A chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida marcou a missa de encerramento do Congresso Eucarístico Diocesano, que este ano teve como inspiração o Ano da Liturgia, com ênfase na Eucaristia. Além do papel da eucaristia, destacado na missa de encerramento e ao longo de todo o Congresso, as atenções dos organizadores voltaram-se também para as vítimas das enchentes em Blumenau. “Aquele Cristo que adoramos na eucaristia procuramos, de certa forma, também adorar nas pessoas sofredoras, como é a doutrina da Igreja”, assinalou Pe. Raul, lembrando que a Diocese e a
Cáritas estão angariando recursos em prol das vítimas. A enchente ocorrida no início de setembro atingiu mais de 200 mil pessoas, segundo dados da prefeitura local. A chegada da Imagem Peregrina à cidade também traz conforto espiritual às vítimas.
Mãe Aparecida em Cascavel
A Arquidiocese de Cascavel também está em festa pela presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, que chegou ao município às 10 horas do último domingo (2/10). A programação de acolhida contou com uma celebração eucarística, presidida pelo arcebispo local, Dom Mauro Aparecido dos Santos, e concelebrada pelos dois arcebispos eméritos e vários presbíteros. Dom Mauro também foi o responsável pela retirada da Imagem Peregrina em Aparecida, tendo presidido a celebração eucarística das 9 horas do sábado (1/10), no Santuário Nacional.
Em Cascavel, a Imagem Peregrina estará disponível para a visitação do público até o dia 12 de outubro, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, onde acontecerá uma celebração especial, às 9 horas. Também neste dia está programada uma grande passeata pela cidade com a presença da Imagem, que será acompanhada por centenas de motociclistas. Dom Mauro explicou que a vinda da Imagem Peregrina já é tradicional na cidade e, por isso, um acontecimento muito aguardado pelos fiéis. “Milhares de pessoas, diariamente, vêm a Catedral para cumprir suas promessas”, concluiu o arcebispo cascavelense.
Visita da Imagem Peregrina passo a passo
A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao Santuário Nacional, assim como uma maneira de ir ao encontro das pessoas que não tiveram a oportunidade de estar na Casa da Mãe Aparecida. Nessa perspectiva, a comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo a chance de aproximar-se de Jesus e, com isso, entrar na dinâmica da Salvação.
Em 1931, aconteceu a primeira visita da Imagem Peregrina ao Rio de Janeiro, que na época era a Capital do Brasil. A visita marcou a proclamação de Nossa Senhora Aparecida como “Rainha e Padroeira do Brasil”, tendo contado com a presença de mais de um milhão de fiéis. Desde então ocorreram inúmeras peregrinações, comandadas de modo especial pelo Missionário Redentorista Pe. Vítor Coelho de Almeida.
Em 2004, data em que se comemorou o centenário da Coroação de Nossa Senhora Aparecida, a Imagem Peregrina percorreu várias arquidioceses, dioceses e paróquias não só do Brasil, como do exterior.
Como solicitar
Desde então, o programa de visitas continua, bastando apenas apresentar a solicitação formal de envio da Imagem Peregrina à Secretaria de Pastoral do SantuárioNacional para avaliação. Podem apresentar solicitações arquidioceses, dioceses, paróquias e demais interessados. De acordo com o Santuário Nacional, o pedido deve conter os seguintes dados:
− período de visita;
− motivação;
− necessidade de acompanhamento de um Missionário Redentorista;
− assinatura do pároco responsável pela paróquia e bispo diocesano.
O endereço é:
Av. Dr. Júlio Prestes, sem número.
Ponte Alta
Aparecida (SP)
CEP 12570-000
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3104-1694.
Nova diagramação: Pe. Raul Kestring