DIOCESE DE BLUMENAU
Prezados Padres, Religiosos/as, Lideranças leigas da nossas Comunidades
Venho, por meio desta, recomendar encarecidamente uma atenção toda especial de vocês e de suas comunidades para vivermos melhor a dimensão missionário da nossa vida neste mês de outubro, “MÊS MISSIONÁRIO”.
Em agosto, refletimos sobre as vocações e por elas rezamos. Em setembro, estudamos e procuramos interiorizar a Palavra. Não vamos, certamente, esquecer estas importantes atitudes cristãs, católicas. Agora, porém, somos enviados a viver e anunciar com alegria o Reino através da Missão.
O Documento de Aparecida, com força e clareza, diz-nos que “A firme decisão missionária deve impregnar todas as estruturas eclesiais e todos os planos pastorais de dioceses, paróquias, comunidades religiosas, movimentos e de qualquer instituição da Igreja” (n. 365). Com isso, somos convocados para uma grande mudança em nossas pastorais, no sentido de sermos verdadeiramente “Discípulos Missionários”.
Convido-os, portanto, a colaborar com este projeto da Conferência de Aparecida, a começar com a animação missionária em todas as comunidades para que, seja nos missas ou nos cultos deste mês, nunca seja esquecida a Missão… Usem o material da Campanha Missionária; aprendam e cantem os cantos missionários; foram preparados pelo COMIDI e enviados a cada paróquia.
Hoje o nosso envio consiste na realização da Missão Continental, em vista de uma Igreja Missionária. Não podemos ignorá-lo.
Por isso, juntamente com os representantes do COMIDI, CONVOCAMOS vocês, Padres, Diáconos, Religiosos/as, todas as Comunidades, as lideranças; de maneira toda especial, convocamos “os missionários leigos” que atuaram nas missões populares, para participar da solene Missa na Catedral, domingo dia 25 de outubro às 17h, quando daremos início à Missão Continental.
Desejo que este dia 25 de outubro seja celebrado com grande alegria e animação, pois nele se conclui o mês missionário. Assim, com a participação significativa de vocês, das lideranças e dos missionários leigos/as, esta data torne-se um marco da caminhada missionária da nossa Diocese. Nessa ocasião, os membros de cada paróquia vistam suas camisetas da missão popular, tragam faixas, bandeiras, cartazes…
Esperando encontrar todos vocês neste dia, entrego o nosso Outubro Missionário à proteção de Nossa Senhora de Guadalupe e de Aparecida, de São Francisco Xavier e de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeiros das missões.
Sejamos corajosos… e alegres!
Com a bênção de Deus,
Dom José Negri
Blumenau, 1º de outubro de 2009