Programa da Visita Pastoral de Dom José Negri, Bispo Diocesano de Blumenau, à Paróquia Imaculada Conceição, Bairro Bela Vista, Gaspar.
Dia 25 de fevereiro ( 6ª. feira)
09h30 – Visita aos doentes na Comunidade da Matriz
15h30 – Visita aos doentes na Comunidade São Francisco de Assis
16h30 – Visita à “Casa Lar”, abrigo de menores
19h00 – Recepção na Comunidade São Francisco de Assis
19h30 – Celebração Eucarística
20h30 – Reunião e jantar com os membros do Conselho da Comunidade
Dia 26 de fevereiro (Sábado)
Durante a manhã, reunião do Conselho Diocesano de Pastoral
15h30 – Visita aos doentes na Comunidade Santa Bárbara
17h30 – Recepção na Comunidade Santa Bárbara
18h00 – Celebração Eucarística
19h30 – Reunião e jantar com o Conselho da Comunidade
Dia 27 de fevereiro, Domingo
09h00 –Recepção na Igreja Matriz
09h30 – Celebração Eucarística – com Abertura da Catequese e, no momento do Ofertório, entrega de símbolos de todas as Pastorais e Movimentos existentes na Paróquia
11h00 – Reunião com o Conselho da Matriz
12h00 – Almoço com membros dos Conselhos das Comunidades da Paróquia
Igreja Matriz Imaculada Conceição, Bela Vista, Gaspar
Histórico:
A Paróquia Imaculada Conceição, no Bairro Bela Vista, município de Gaspar, foi criada e oficialmente instalada no dia 03 de fevereiro de 1999. No mesmo dia, Pe. Miguel Rossetto tomou posse como primeiro pároco. Para formar a paróquia, foram desmembradas três comunidades da Paróquia São Pedro, de Gaspar.
O início da comunidade deu-se no ano de 1969, quando foi construída uma igrejinha de madeira, ao lado da atual Igreja Matriz. O terreno foi adquirido da Província Franciscana. No mês de dezembro, cujo dia 08 é dedicado a Nossa Senhora Imaculada Conceição, o pároco de Gaspar celebrou ali a primeira missa. Por isso, a Imaculada ficou como padroeira da nova comunidade.
No ano de 1981, Pe. Frei José Timmermann, pároco de Gaspar, lançou a pedra fundamental da atual igreja. Ao mesmo tempo, foram construídos os salões de festa.
Quinze anos mais tarde, em 1996, Pe. Frei José Lino Lückmann deu início à construção do Centro Catequético. As obras da Casa Paroquial, Secretaria e sala de reuniões foram começadas em junho do ano 2000.
Com a criação da nova paróquia e com a abertura da Escola da Fé para adultos e da Escola de Ministérios, houve a possibilidade de uma grande renovação nas lideranças e ministérios. Destacam-se os ministérios da Saúde e Catequético. Há grande participação dos paroquianos nos Grupos de Reflexão. Muitos jovens participam das Equipes de Liturgia.
A comunidade da Matriz, através da Renovação Carismática Católica e do Apostolado da Oração, promove intensa Pastoral Social, assistindo especialmente os menos favorecidos.
Capela São Francisco de Assis – Paróquia Imaculada Conceição, Bela Vista, Gaspar
Histórico:
No dia 18 de maio de 1980, pela primeira vez, cinqüenta e cinco pessoas se reuniram para iniciar uma nova comunidade no bairro Figueiras, pertencente ao município e à paróquia de Gaspar. O pároco, Pe. Frei José Carlos Timmermann havia convocado aquelas famílias. Sr. Durval Pamplona, presidente da Paróquia São Pedro, também compareceu à reunião. O objetivo imediato era implantar os Grupos de Reflexão. Um levantamento mostrou quatrocentas famílias morando naquelas imediações, entre os bairros Figueiras e Águas Negras.
Na mesma ocasião, foi eleita uma comissão representativa, que ficou assim composta: Osni Chaves (presidente), Francisco Xavier Zimmermann (tesoureiro), José Ivo Gazaniga (secretário) e conselheiros Manoel Vitorino, Domingos da Silva e Paulo Sabel. Essa reunião marcou o início da nova Comunidade São Francisco de Assis. No dia 31 de maio de 1981, Pe. Frei José Carlos presidiu, ali, a primeira missa.
No ano de 1999, foi criada e instalada a Paróquia Imaculada Conceição, com sede na Bela Vista, no mesmo município. Duas comunidades formavam a nova Paróquia: Santa Bárbara (bairro Águas Negras) e São Francisco (bairro Figueiras). Constituía-se, assim, na menor paróquia da Diocese de Joinville. Hoje, está integrada à nova Diocese de Blumenau.
A primeira festa em honra do padroeiro foi realizada no dia 12 de outubro de 1980, na Rua Guilherme Sabel. O mau tempo não impediu a participação maciça do povo. Foi erguido um galpão para acomodar o povo nas missas, ali, então, celebradas uma vez por mês. O mesmo galpão servia também para outros encontros e atividades comunitárias.
O tempo corria e as famílias iam fazendo suas promoções com a finalidade de ir organizando a vida que surgia. Festas populares, bailes, tardes dançantes e outras iniciativas angariaram fundos suficientes para concluir o pavilhão de festas, a igreja e as salas de catequese.
No ano de 2004, o grande projeto era a construção de um novo templo, pois o primeiro tornou-se pequeno para abrigar a grande comunidade que se formou e que continua se ampliando. A proximidade da cidade de Gaspar favorece a afluência constante de novos moradores.
A comunidade está estruturada com CAEP, CPC, Catequistas, Grupos de Reflexão, Renovação Carismática Católica, Ministros, Pastoral da Juventude e Equipes de Liturgia.
Evangelizar-se e evangelizar constitui-se numa espécie de lema das lideranças. Dessa forma, nada está pronto, acabado. Pois os desafios são sempre novos. A vida é dinâmica. E tem seus altos e baixos. As pessoas têm suas características próprias. O amor fraterno não se acumula de um dia para outro. Exige constante conversão para crescer e organizar-se num projeto comunitário, como é o projeto de Deus.
Capela Santa Bárbara – Paróquia Imaculada Conceição, Bela Vista, Gaspar
Histórico:
Na comunidade de Águas Negras, município e paróquia de Gaspar, por volta de 1965, iniciou-se o trabalho religioso. Verônica Deschamps tornou-se a primeira catequista dessa nascente comunidade. Por onze anos, ela exerceu, com dedicação, esse ministério. Osni Pedro Zimmermann substituiu-a por dois anos. Depois dele, Pe. Frei Geraldo, pároco da Paróquia São Pedro, de Gaspar, responsável pela assistência pastoral do lugar, convidou Estefânia Isensee e Terezita Kostertzer para exercerem o mesmo ministério. Respectivamente, por dezoito e quinze anos, elas prestaram esse serviço à Igreja. Coube-lhes também a tarefa de iniciarem os Grupos de Reflexão. Pe. Frei Aroldo, já na década de 1980, incentivava-as e orientava-as. Pelo final da mesma década, numa pequena escola da comunidade, o pároco Pe. Frei Geraldo celebrou a primeira missa e, esporadicamente, continuou a celebrar. Só mais tarde, Pe. Frei Aroldo fixou a missa mensal aos domingos de tarde, no horário das 15h00.
Os três primeiros Ministros Extraordinários da Comunhão foram Valdecir de Borba, Maria Rosa Zimmermann e Aldemiro Seide. Convidados por Pe. Frei Osvaldo e Ir. Edith, presidiram o primeiro culto por volta de 1985. Nos três domingos do mês, nos quais não havia missa, eles faziam o culto. Neste tempo, surgiu no Grupo de Jovens, que se reunia de quinze em quinze dias. Outras pastorais foram sendo implantadas e organizadas.
No ano de 1990, o pároco de Gaspar, Pe. Frei José Lino Lückmann, convocou as famílias para construção do Centro Comunitário e da Capela. No dia 25 de março do mesmo ano, deu-se a fundação do Centro, que recebeu o nome de “Santa Bárbara”. Ali foi realizada a primeira festa da padroeira, nos dias 08 e 09 de dezembro de 1990. O início da construção da Igreja deu-se na data de 06 de abril de 1991 e, logo, no dia 13 de outubro do mesmo ano, em missa solene, presidida por Pe. Frei José Lino, a obra foi abençoada e inaugurada. Neste período, foi constituído o CPC (Conselho de Pastoral da Comunidade), cujo coordenador tornou-se o Sr. Miguel Nagel. Sr. Arno Reinert encabeçou o primeiro CAEP (Comissão de Assuntos Administrativos, Econômicos e Pastorais). Antes do término do seu mandato, porém, renunciou e foi substituído pelo vice, Osmar Schramm, que concluiu a gestão em 1993. Sucederam esses primeiros coordenadores do CAEP os Srs. Pacífico José de Andrade (1994-1996, Valdecir de Borba (1997-1999) e Carlos Augusto Schramm (2000-2002).
No ano de 1999, o bispo Dom Orlando Brandes criou e instalou a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. A capela da Bela Vista tornou-se a igreja-Matriz. A esta nova Paróquia a Comunidade de Santa Bárbara incorporou-se. Pe. Miguel Rossetto tornou-se o primeiro pároco. Sr. José Roberto Deschamps, então, foi nomeado como coordenador do CPC da capela Santa Bárbara. Em maio de 2002, Pe. Alcemir Pilotto assumiu a paróquia como segundo pároco. No dia 25 de janeiro do mesmo ano, Sr. Miguel Afonso Nagel foi nomeado novo coordenador do CAEP, para o biênio 2003-2005.