Dom Jacinto Inácio Flach foi acolhido nesta sexta-feira, 13, na diocese de Criciúma. (SC) Leigos, padres e bispos estiveram presentes para celebrar a chegada do novo bispo. A celebração iniciou com o Rito da Posse Canônica. Logo após a saudação, houve a leitura e apresentação da Bula Papal feita pelo padre Gregório Michels. Na bula, Bento XVI expressou com a alegria a nomeação de dom Jacinto, confiando-o à diocese de Criciúma.
Em seguida, foi trazido do meio do povo o Báculo (símbolo de serviço confiado ao pastor para cuidar, defender e orientar seu rebanho, o povo de Deus da diocese de Criciúma). O arcebispo de Florianópolis (SC), dom Murilo Krieger foi quem entregou o báculo a dom Jacinto.
Em sua homilia, dom Jacinto lembrou o papel do cristão e pediu a Deus consolo aos pobres. “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei", disse ele. “Cristo, o Bom Samaritano por excelência, alivia, consola e renova na paz e alegria os corações sofridos”, completou.
O bispo também afirmou que esses valores precisam permear todas as pastorais, grupos e movimentos
eclesiais. “Hoje, mais do que em qualquer outro tempo, se tornou urgente evangelizar, anunciar a Boa Nova, a um mundo muitas vezes carente de boas notícias, carregado de acontecimentos e informações negativas”.
“Primeiro lugar ele é um homem de Deus, mas não porque é um bispo, mas sim porque sentimos nele a presença de Deus. Em segundo lugar, ele é um homem de reconciliação, e a diocese vai sentir esta presença de Pastor”, disse logo após a celebração, o arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings.
Emocionado, o bispo de Montenegro, dom Paulo de Conto, expressou sua felicidade pela nomeação de dom Jacinto para Criciúma.
Site CNBB, 14/11/2009
|