5ª-feira da 5ª Semana da Páscoa – 23 de Maio de 2019 – Cor: Branco
Evangelho – Jo 15,9-11
Permanecei no meu amor para que
a vossa alegria seja plena.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,9-11:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
9 Como meu Pai me amou,
assim também eu vos amei.
Permanecei no meu amor.
10 Se guardardes os meus mandamentos,
permanecereis no meu amor,
assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai
e permaneço no seu amor.
11 Eu eu vos disse isto,
para que a minha alegria esteja em vós
e a vossa alegria seja plena.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Tomás de Celano (c. 1190-c. 1260) biógrafo de São Francisco e de Santa Clara
Vita Secunda de São Francisco, §§ 125 e 127
«Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós»
São Francisco afirmava: «A melhor defesa contra todas as maquinações e ardis do inimigo continua a ser o espírito da alegria. O diabo nunca fica tão contente como quando consegue arrebatar a alegria à alma de um servo de Deus. Ele tem sempre uma reserva de poeira que sopra para a consciência por um qualquer orifício, para tornar opaco o que é límpido; mas em vão tenta introduzir o seu veneno mortal num coração cheio de alegria.
Os demônios nada podem contra um servo de Cristo que encontram repleto de santa alegria; pelo contrário, uma alma desgostosa, melancólica e deprimida facilmente se deixa submergir pela tristeza ou absorver por prazeres enganosos.» Era por isso que ele se esforçava por manter sempre o coração alegre, por conservar esse óleo da alegria com o qual a sua alma tinha sido ungida (Sl 44,8). Tinha grande cuidado em evitar a tristeza, a pior das doenças, e, quando sentia que ela começava a infiltrar-se na sua alma, recorria imediatamente à oração.
«À primeira perturbação», dizia, «o servo de Deus deve levantar-se, pôr-se em oração e permanecer diante do Pai até que Ele lhe faça recuperar a alegria própria daquele que foi salvo» (Sl 50,14). […] Com os meus próprios olhos o vi eu por vezes apanhar do chão um pedaço de madeira, colocá-lo sobre o braço esquerdo e raspá-lo com um pau como se tocasse com o arco na viola: fazia de conta que acompanhava [com música] os louvores que cantava ao Senhor em francês.
Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de maio, rezemos na seguinte intenção
Pela evangelização:
A missão dos leigos
Para que os fiéis leigos realizem a sua missão específica colocando a sua criatividade ao serviço dos desafios do mundo atual.