A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Blumenau endereçou ao nosso Bispo Dom Rafael Biernaski honroso convite para participar de “ato solene em comemoração ao Jubileu de 25 anos de criação e instalação desta Diocese”, realizado no dia 25 de julho de 2025, às 14h, na sede da mesma Subseção. Pe. João Humberto Luciani, Vigário Geral da Diocese e Vigário Paroquial da Catedral, por expressa delegação de Dom Rafael, representou a nossa Igreja Particular nesse histórico e significativo momento.
A referida homenagem foi uma proposição da recém-criada Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Blumenau, visando também promover o Diálogo Inter-Religioso e reforçando o espírito de solidariedade e sadia pluralidade, em consonância com os princípios da nossa Constituição Federal e os valores defendidos pela OAB. O presidente da Comissão, Dr. Ismael Grein, iniciou saudando o Jubileu da Diocese de Blumenau como oportunidade deste reconhecimento e valorização da presença da Igreja no município.
A benemérita instituição, através de seus representantes, manifestou ainda o desejo de “não apenas reconhecer a trajetória da Diocese ao longo de pouco mais destas duas décadas, mas também reafirmar o seu compromisso com a promoção e o respeito à liberdade religiosa, à convivência pacífica e ao fortalecimento do estado democrático de direito”.
Os advogados e advogadas de Blumenau e região propõem-se “fortalecer os laços institucionais” com a Diocese, contribuindo para o diálogo construtivo entre todas as entidades da sociedade, em vista de uma casa comum favorável a todos os cidadãos, sobretudo dos mais fragilizados.
Após a entrega da homenagem pela Presidência da OAB Blumenau, através do Dr. Pedro Cascaes Neto (Presidente) e Dra. Maria Teresinha Erbs (Vice-presidente), foi dada a palavra ao Padre João Humberto. O representante da Diocese de Blumenau agradeceu em nome de todo o povo de Deus e, especialmente em nome de Dom Rafael, pelo reconhecimento. Padre João recordou a abrangência da diocese, as comunidades, os trabalhos sociais, educacionais, entre outros. Destacou que esta presença da Igreja significa a liberdade das pessoas buscarem a Deus e o manifestarem, na defesa dos valores cristãos. Os frutos de toda convicção de fé são mesmo sinal de liberdade religiosa, na prática da tolerância e diálogo amistoso.
Pe. Luciani ainda recordou a prática da Celebração pelo dia do Advogado, promovida pelo Núcleo Ecumênico de Blumenau, que testemunha esta boa vontade e mútua estima das partes. Concluiu o agradecimento encorajando todos os advogados a perseverarem no amor e na busca pela justiça, aquela capaz de promover a paz em nossos dias, aguardando com esperança “novos céus e nova terra”.
Após o discurso, Padre João Humberto presenteou a OAB – Subseção Blumenau, na pessoa do Presidente Dr. Pedro, com um exemplar do livro comemorativo do Jubileu de Prata da Diocese de Blumenau.
Texto: Pe. Raul Kestring (Com informações da carta-convite da OAB-Subseção Blumenau e Pe. João Humberto)
Imagens: Sra. Jacqueline Fachini