Na manhã de 16 de setembro de 2023, das 7h30 às 12h, nas dependências da Paróquia São Francisco de Assis, Blumenau, realizou-se a 23ª Assembleia Pastoral da Diocese de Blumenau. Dom Rafael Biernaski, terceiro bispo diocesano, presidiu o importante encontro. Pe. Carlos Ronaldo Evangelista da Silva, coordenador diocesano da ação pastoral, com uma equipe de colaboradores e colaboradoras, coordenou os trabalhos. Eram em torno de 150 os participantes, representantes de todas as paróquias, movimentos eclesiais, comunidades de consagrados, seminaristas, diáconos permanentes e transitórios, padres, religiosas e laicato.
Dom Rafael acolheu a todos e todas calorosamente e fazendo sentir a necessidade e a importância de reunir-se em assembleia eclesial.
Como inspiradora espiritualidade inicial, uma grande cruz feita de pétalas de girassol, encabeçada pelo símbolo do Jubileu da Redenção 2025 foi confeccionada no corredor e no espaço da frente do salão paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, onde realizava-se o evento. Cinco bonitos vasos floridos dessa flor foram depositados nas extremidades e no centro da cruz, lembrando as chagas do Crucificado/Ressuscitado. Nos seus inícios, a Diocese de Blumenau já foi cognominada “Diocese dos Girassóis”. Na descrição científica dessa majestosa flor, consta que “as inflorescências se voltam para a luz do sol, girando sobre o pedúnculo ao longo do dia”. Assim, a vida humana ganha sua luz e seu vigor quando se volta para a luz de Deus em Cristo.
Nesse ambiente, foi proclamada a Palavra de Deus, extraída da Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. O Apóstolo rende graças diante do Deus e Pai por todos os membros daquela comunidade eclesial por ele fundada. Também elogia a fé ativa, do esforço do amor e da constância na esperança daqueles discípulos.
Dom Rafael, atualizando a mesma leitura bíblica, agradeceu a todos pela presença na assembleia e pelo esforço que fazem nas suas comunidades. Ressaltou ainda que Paulo, Silvano e Timóteo, como os seguidores de Jesus daquele tempo, enfrentavam desafios, principalmente a perseguição. Dificuldades de diversos tipos, não menos desafiadoras, enfrentamos também nós nos dias de hoje no empenho de evangelizar. Buscamos, então, como aqueles primeiros cristãos, perseverar na esperança. O Papa Francisco nos adverte: “Não deixeis que vos roubem a esperança”!
Prosseguiu a Assembleia com a retomada do Plano Diocesano de Pastoral, acentuando a caminhada do processo de Iniciação à Vida Cristã (IVC). Envolvendo as famílias, esse itinerário favorece deveras a renovação da comunidade.
Provocando mais adesão e responsabilidade, dez grupos menores foram desafiados à decisão de continuar na mesma direção do atual Plano de Pastoral. Mais do que uma decisão positiva unânime, os grupos elencaram avaliações, sugestões e encaminhamentos que enriquecem a evangelização na Diocese.
Ao final dos trabalhos, houve lembrete sobre a Campanha da Evangelização, realizada no tempo de Advento, sob o tema “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos” e a respectiva coleta em 16 e 17 de dezembro, 3º Domingo do Advento. Foi divulgada a Campanha da Fraternidade do próximo ano, 2024, com seu tema ”Fraternidade e Amizade Social” e seu lema bíblico “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).
Ainda foi recomendado que, na cúria diocesana, encontram-se diversos subsídios para as comunidades e paróquias, com destaque aos diversos livros de Iniciação à Vida Cristã. Não menos importantes são também os livros de explicação e incentivo aos Conselhos Pastorais, elaborados pela Diocese de Blumenau, com a colaboração da Diocese de Joinville, e que recentemente foi incisivo assunto de formação.
Bela celebração de envio e bênção de Dom Rafael encerraram a 23ª Assembleia Pastoral da Diocese de Blumenau.
Texto: Pe. Raul Kestring
Imagens: Diocese de Blumenau Divulgação
Veja mais imagens do evento (Crédito: Laércio Espig) : https://photos.app.goo.gl/uNeeL2QC6E3z1GgT8