Diocese de Blumenau realiza I Caminhada da Família

Em torno de duas mil pessoas participaram da I Caminhada da Família da Diocese de Blumenau, presidida por Dom José Negri, Bispo Diocesano de Blumenau. O evento realizou-se no domingo, 21 de agosto de 2011 e teve seu início às 9h no pátio do Colégio Sagrada Família. Um carro de som facilitava a animação. Portando cartazes, cantando hinos, ouvindo breves reflexões dos sacerdotes presentes, repetindo aclamações e vivas à família, a multidão, calma e organizadamente, percorreu três quilômetros pelas ruas centrais da cidade, até chegar à Catedral São Paulo Apóstolo.

As duas comarcas pastorais, Norte e Sul, da cidade de Blumenau uniram-se nessa importante iniciativa.

No interior do templo, às 10h30 teve início a santa missa presidida por Dom José e concelebrada por alguns sacerdotes. Presentes também se faziam diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas. A imensa maioria eram famílias integrantes dos movimentos eclesiais, das nossas paróquias e comunidades.
À homilia, o Bispo de Blumenau, evocou o significado da Caminhada, que encerrava a Semana da Família, transcorrida de 14 a 21 de agosto, com seu lema: ““Família, Pessoa e Sociedade”.

 Destacou o Bispo também a solenidade da Assunção que, providencialmente, coincidia com o evento.

 
Dom Negri lembrou a Sagrada Família, Jesus Maria e José. O Pai quis que Jesus viesse ao mundo através de uma mulher e que tivesse um pai adotivo, José. E na sua família, ele viveu a maior parte da vida. Ali aprendeu lições de vida, de fé, de trabalho e amor.  Por isso, todas as famílias podem encontrar na família de Jesus incentivo, um modelo para sua família. Mesmo os casais de segunda união, compreendidos e acolhidos pela Igreja, devem ver em Jesus, Maria e José, o seu jeito de ser família.

Dom José terminou a sua homilia citando a notícia que lera num jornal sobre uma mãe keniana. Fugindo da fome com dois filhinhos, num certo momento, viu um deles desmaiar. Deu-lhe o pouco de água que lhe restava e não pôde mais levá-lo. Foi obrigada a deixá-lo para trás.  Agora só com o outro filho e com o coração partido pela dor, continuou a sua caminhada rumo á salvação. Chegando ao abrigo, esta mãe chorava muito ao lembrar daquele filho. Não conseguia dormir por causa da tristeza e da saudade.

Concluiu o Bispo, propondo que a dor daquela mãe servisse de alerta para as nossas famílias. “Que nossas famílias não se desentendam ou se separem por qualquer motivo“ – desejou Dom Negri.  E  sugeriu que as famílias presentes fizessem um pacto de união para que serem fortes e perseverantes no amor, mesmo nas dificuldades e provações.

 
As outras comarcas também realizaram a Caminhada

As outras três comarcas pastorais da Diocese, Timbó, Gaspar e Navegantes, organizaram igualmente suas Caminhadas da Família no mesmo dia e no mesmo horário desta, de Blumenau.
 
Pensando já em 2012

Em Blumenau, com vibrante salva-de-palmas, as famílias manifestaram apoio à proposta de Dom José, que  ao final da celebração eucarística, propôs a realização da II caminhada da Família para o próximo de 2012.

Texto e fotos: Pe. Raul Kestring 
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.